banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
O TRANSPORTE ESCOLAR e o absurdo dos absurdos que se faz com o dinheiro público.
  Data/Hora: 15.mar.2018 - 11h 35 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Acredito que todas as pessoas que estejam imbuídas dos melhores propósitos com relação a tudo que o cerca, deve concordar que um dos principais erros que tanto mal tem causado a humanidade, tem sido a redução do ser humano a máquina e a números.

 

Neste ponto, confesso que tenho uma visão diferenciada e tenho apregoado por aí em alto e bom som que jamais me imaginei sendo mantido por um Estado onipotente e leniente, em posição crepuscular de infinita passividade – aceitando propinas ou coisas do gênero e vilipendiando a minha própria CONSCIÊNCIA.

 

O jornalismo, por exemplo, profissão que exerço há mais de 30 anos, tem sido para mim muito mais do que uma profissão – uma missão de vida. Através dele consegui criar e sustentar uma família de seis filhos, a qual já me proporcionou um dos maiores presentes que podemos sonhar em receber um dia. O abraço carinhoso e afetuoso de seis belíssimos Netos.

 

Imagine você levar ao pé da letra uma missão como essa diante de uma incivilizada e despolitizada sociedade como temos atualmente, onde o que importa para a grande maioria é o estímulo ao interesse, não se importando em por os pés pelas mãos, desde que seja para rechear o bolso e ter mais e mais - sem se importar com a licitude, sem se importar com a origem de onde essas recompensas possam advir.  

 

Mesmo assim, temos que admitir que quem pensa assim,  também tem o seu mérito e a sua importância neste mundo em evolução – com os seus gestos nada republicanos estão nos mostrando o outro lado da moeda, ou seja, se não existisse a escuridão, não daríamos importância à luz.

 

A propriedade, a casa onde moramos, o sítio ou a sala comercial onde trabalhamos, constitui fenômeno biológico inviolável por ser algo indispensável para proteger e conservar a própria vida. Sem ela (a propriedade), terminamos por paralisar a liberdade de movimento tão necessária para conseguirmos os nossos objetivos; sem ela, é como se assistíssemos à destruição da nossa própria fisionomia individual, principalmente num estágio da vida mais avançado, onde as forças são mais mentais e espirituais do que propriamente físicas.

 

Por que estou dizendo isso, numa matéria como essa que o assunto é Transporte Escolar?

 

Sempre que sento para escrever, uma das coisas que faço é dar vazão a emoção – e muitas vezes nem eu mesmo consigo identificar a razão. O que sei é que o pensamento flui, as mãos e os dedos trabalham e o texto flui com a maior naturalidade.

 

Voltando ao que realmente interessa que é a questão do Transporte Escolar em nosso Município, é inacreditável o que se passa ao redor deste setor, aliás, tratando-se de Rumo Novo que não simpatiza com o Povo, onde você “cavóca”, como se diz na gíria, sai uma minhoca. É simplesmente inacreditável esse alienável Rumo Novo.

 

Dando uma passagem pelo Diário oficial do município, essa semana, visualizei a publicação da súmula do Pregão 175/2017, cujo objeto é a alteração contratual do contrato original com vista ao aumento de R$ 117.500,00 do valor original, em favor da Empresa SMI Transporte.

 

E nessa alteração consta que esse valor é destinado a cobrir os custos para levar os alunos do Ipiranga, passando pelo Urussanga, pelo Incra até Santa Rosa – 115 quilômetros diários a um custo de R$ 5,11 ao quilometro.

 

Imediatamente, peguei o carro e fui me inteirar certinho do percurso, por onde o ônibus passava. Zerei o velocímetro do carro e fiz o percurso para ver qual a real distância. Pasmem Senhores! (14,10 km) Isso mesmo – quatorze quilômetros e 100 metros, onde a empresa faz o percurso de manhã e a tarde - (ida e volta), 28,2 Km – 28,2x2 (manhã e tarde) = 56,4 KM.

 

Hoje de manhã, acordei cedo e fui até o local, para ver quantos alunos são transportados. E mais uma vez: Pasmem Senhores! Os alunos a serem transportados são esses que estão na foto. Que desde já quero agradecê-lo em deixarem serem fotografados para fazermos a matéria. 

 

Segui o ônibus pelo seu trajeto e na estrada até a entrada para santa rosa, ele parou duas vezes onde embarcaram mais três alunos. Ou seja, um micro-ônibus de qualquer morador ali da comunidade, poderia fazer esse trajeto a um custo infinitamente mais barato.

 

O que pude ver é que esse ônibus que faz o trajeto, ele sai de São Miguel todos os dias e vai ao Ipiranga e de lá volta de novo para São Miguel. Deu para notar o absurdo que se faz com o dinheiro público que faz falta na saúde, na educação, da cultura e no esporte?

 

Por que não usar uma Mini Van, ou melhor, por que a própria comunidade não se mobiliza e arruma alguém da comunidade para fazer o trajeto? Esses mesmos recursos que são jogados no ralo desta maneira, foram que fizeram falta no final do ano passado para abrirem o Terminal Turístico.

 

Deu para ver por que é que a Prainha está fechada? Por que é que os dois ginásios estão interditado e o hospital que inauguraram com toda a pompa e com direito a um grande foguetório está fechado?

 

E as demais linhas? Não sei de todas, mas a empresa que ganhou a concorrência para fazer o trajeto entre a Vila Rural Verdes Campos, passando pelo Cruzeirinho até a Escola Arthur Cardoso é outro show de irresponsabilidade.

A empresa recebe por 80 km diários. Fiz o percurso de ida e volta e o ponteiro marcou 14,8KM – quatorze quilômetros e oitocentos metros.

 

No edital, consta (MTN), segundo as informações lá com os moradores, o percurso só é feito (MT), ou seja, seria, ou deveria ser – 14,8 x 2 = 29,6.

 

O que está errado? Em primeiro lugar, acredito que o primeiro passo é a própria população se posicionar, se reunir e gentilmente pedir para esses desastrados administradores devolverem pacificamente o que por engano ou por erro de cálculo levaram a mais e na sequencia, saírem de férias por um bom tempo.

 

Colocá-los atrás das grades, ou desejar-lhes o mal, não vai adiantar. É a Lei do Retorno - tudo o que desejares para os outros, volta para você.

 

Sem contar que só vão dar mais despesas para o Estado - sem contar também que o nosso sistema prisional não regenera ninguém. Se já são malandros, vão sair de lá com mestrado em malandragem.

 

E os empresários o que dizem? Acredito que vários deles estão ansiosos por fazerem delação premiada. Fiz questão de não ouvi-los nessa matéria, até mesmo para não colocá-los no olho do furacão que funciona nos bastidores deste sistema corrupto e implacável que abunda por aí desde a época de Cabral.

 

A grande maioria são pessoas de bem que lutam com unhas e dentes para defender e valorizar a sua propriedade e, muitas vezes, tem que se submter a essa selvageria toda e com essa canalhice que se faz com o dinheiro público.

 

Alguém pode pensar que estou bravo, muito pelo contrário, estou tranquilo, livre, leve e solto com a Consciência tranquila, como a consciência de um bebê que não vê maldade, mas não aceita em hipótese nenhuma que faltem com a VERDADE...

 

E o preço do quilômetro que estão sendo pagos por aqui? Sobre esses valores, vamos deixar para a próxima...

 

 

Ravel Mondardo
Ravel Mondardo 15 de março de 2018 19:11
E verdade essa política de São miguel tá uma merda o município tá de mau a pior. Essa semana tinha uns amigos pescando na prainha de São miguel e quem tava lá a ambulância da prefeitura pescando 10 horas da noite se precisar de uma emergência como ligar a Tim lá não pega e aí

 

Acabei de ver sua matéria sobre o transporte publico do município, em especial uma foto do Ipiranga - só pra complementar sua matéria, o ponto de ônibus da foto, que ainda está em obra e uma obra com doações e mão de obra da comunidade, pois até então as crianças não tinham local adequado, pois o velho pontinho de ônibus depois de destruído pela prefeitura, nunca mais foi reformado.

 

Kassielli Oliveira
Kassielli Oliveira Oro a Deus que faça o melhor para todos os responsáveis por este desastre com o município! Pq o pior já os espera a porta de casa, somente esperando um descuido para acertar as contas cm o Suberano, dono de tudo! Tudo q eles mexeram! 🤗😚
Gerenciar
 
 
Kassielli Oliveira
Kassielli Oliveira Explicação pelo descuido, pela morte de corpo e mente da população não os fará reinar o céu! E olha q clamar a Deus também n resolverá. Boa sorte políticos corruptos! Mentes corruptas envolvidas!

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Bassani