Vende-se apartamento no centro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Vida Simples: Os benefícios da ora-pro-nóbis! Essa plantinha deveria se chamar: “Farmácia Nutritiva e Curativa Natural”
  Data/Hora: 7.mai.2018 - 15h 48 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Esta plantinha chamada “ora-pro-nóbis”, cujo significado para os cristãos soa como um pedido de interseção a Virgem Maria ou ao Santo de sua devoção é rica e nutritiva e para a saúde tem um significado especial que muitos desconhecem.

 

Confesso que já tinha ouvido esse nome centenas de vezes através do meu avô, o saudoso Joaquim Mineiro, com o qual tive a honra de dividir boa parte da minha infância. Ele morava em Nova Roma, nos fundos do que é hoje o Assentamento Antônio Tavares e tive a oportunidade de testemunhar pessoalmente os seus dons de “curador/benzedor”. Era uma espécie de líder espiritual que ajudou muito gente durante a sua passagem por aqui.

 

Uma pessoa incrível e de uma energia abrasadora. Não sabia ler e nem escrever, e, no entanto, quem o visitasse, saia com a impressão de estar dialogando com uma pessoa sábia, educada, culta, respeitosa e infinitamente bondosa. Nunca cobrou um tostão pelos serviços que prestava, no entanto, as pessoas contribuíam generosamente da forma que podia e nunca lhe faltou o pão nosso de cada dia.

 

Há cerca de um ano, dialogando com o suplente de vereador Gaúcho, falando de coisas simples que se usarmos no dia a dia faz toda a diferença, eu lhe disse que estava atrás de Espinafre. “Com o uso diário de “espinafre e couve” consegui deixar de lado o remédio para a diabete”, expliquei.

 

- “Se precisar eu tenho lá em casa – é só ir buscar”, respondeu, acrescentando, “vou te mostrar outra planta que contem cerca de 20% de proteína pura – muito mais nutritivas do que qualquer outra espécie que usamos na culinária – a ora-pro-nóbis”.

 

Na hora me lembrei do meu avô e no dia seguinte fui até a sua residência buscar um pouco dessa planta que no meu ponto de vista deveria chamar-se “Farmácia Nutritiva e Natural”, tendo em vista as suas propriedades ricas em substâncias medicinais que favorecem de forma eficaz a saúde do ser humano de forma geral.

 

Das inúmeras vezes que lhe visitei para colher um feixe de galhos para extrair as folhas - transformei os mesmos em mudas e já distribui para dezenas de pessoas com as quais tenho mantido contato. E hoje, essa plantinha faz parte do meu dia a dia. Uso para fazer salada, omelete, suco natural, sopa, entre outros itens, dependendo da criatividade diária. Ela não tem gosto. O gosto é você que dá com o tempero, seja na salada, no refogado, ou no suco, acrescentando limão, laranja ou manga.

 

 

Cristhiane, esposa do vereador Gaúcho ao lado dos filhos, mostrando a exuberância dessa planta e dando dicas como a usa na culinária. "Se alguém precisar de mudas é só nos visitar. Não cobramos nada", avisa.

 

E o mais importante, é uma planta bastante rústica, perene, desenvolvendo-se bem em vários tipos de solo, tanto à sombra como ao sol. Muito usada em cercas vivas, mas suas folhas e frutos, que são bagas amarelas e redondas, também servem como alimento.

 

Uma pesquisa rápida na internet, vamos encontrar dezenas de matérias falando dos seus benefícios para a saúde.

- Um dos primeiros benefícios desta planta é com referência a função digestiva, tendo em vista que as folhas possuem excelentes quantidades de fibra dietética, que ajuda a melhorar a função digestiva e promove a absolvição de nutrientes.

- Já está comprovado pela comunidade cientifica, que um dos aminoácidos presente na planta, denominado como lisina, tem a capacidade de aumentar a energia, especialmente em atletas. Esta substância é necessária pelo corpo para manter o crescimento correto e produção de energia extra.

 

- É rica em  colágeno, uma substância importante para manter a pele saudável. As folhas contêm o mineral de cobre que ajuda na formação de colágeno. É usado para criar uma pele saudável e jovem.

 

- A fibra dietética presente nas folhas tem a capacidade de prevenir a constipação. Esta fibra ajuda a digerir corretamente o alimento, fazendo com que os resíduos sejam eliminados facilmente pelo corpo.

 

- As folhas contêm mineral de zinco que possui o mecanismo de reparação e proteção da mucosa intestinal. Este mecanismo ajudará o intestino a se recuperar rapidamente para que o sintoma da diarreia, por exemplo, possa ser interrompido mais rapidamente.

 

- As flores são ricas em ferro, que pode auxiliar no tratamento da anemia.

 

- A fibra dietética presente na folha pode absorver e distribuir a caloria, para ser usada corretamente em todos os órgãos do corpo. Isto irá evitar a acumulação de calorias no sangue, evitando assim aumentar o nível de glicose no sangue. Esta é a melhor dieta para os pacientes diabéticos caso queiram controlar a glicemia.

 

- As folhas podem combater os radicais livres no corpo, pois contêm antioxidantes. Esta substância irá impedir o aparecimento de doenças no corpo.

 

- Rica em vitamina C, serve também para aumentar a saúde do sistema imunológico, mantendo o anticorpo em alerta para combater os micróbios.

 

 

- As folhas desta planta possuem ácido glutâmico, uma substância que funciona como um neurotransmissor fundamental que mantém o funcionamento correto do cérebro. Isso ajuda no tratamento de alguns distúrbios cerebrais, como distrofia muscular, doença de Parkinson ou esquizofrenia.

 

- As folhas contêm contem também manganês, que ajuda desempenhar papel importante na formação da cartilagem e no fluido lubrificante das articulações, ajudando a prevenir as doenças articulares, como a artrite.

 

 
     
Deixe seu comentário!
 
 
 
banner vende apartamento II
Cerâmica Zanoni
Bassani
Banner Carl Hart
Transmorgan
Banner Juvenal
banner vende capeletti
Alquimia
Otica PetriU
Auditoria da Dívida Publica