Banner Apartamento

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Projeto que institui o Dia da Pessoa com Fissura Labiopalatal é aprovado pela Alep
  Data/Hora: 14.mai.2018 - 18h 3 - Categoria: Politica  
 
 
clique para ampliar

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) aprovou nesta segunda-feira (14), em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 619/2017, de autoria do deputado Marcio Pacheco (PPL), que institui o Dia Estadual da Pessoa com Fissura Labiopalatal, a ser comemorado no dia 19 de outubro. “Estou muito feliz em apresentar essa matéria aqui na Alep. A aprovação pelo Plenário significa uma vitória importante na luta em defesa e garantia dos direitos das pessoas com fissura labiopalatal”, destaca o deputado.

 

De acordo com ele, o objetivo da criação do Dia Estadual da Pessoa com Fissura Labiopalatal é divulgar o tema, as formas de tratamento e alertar a sociedade sobre o prejuízo de atitudes discriminatórias e preconceituosas contra as pessoas com tais anomalias congênitas.

 

 

Segundo o projeto de lei, a referida data será lembrada no dia 19 de outubro - o dia escolhido é uma homenagem à fundação da Apofilab (Associação de Portadores de Fissura Lábio Palatal de Cascavel), também conhecido como Centrinho, que iniciou as suas atividades em 1991.

 

Integrantes da diretoria da Associação acompanharam a votação do projeto de lei e pediram apoio aos demais parlamentares em favor do projeto de lei apresentado por Pacheco. “Defendemos essa proposta porque a consideramos importante para a sociedade refletir sobre a questão. A intenção não é promover apenas um dia de ações, mas várias discussões durante toda a semana a fim de chamar a atenção das autoridades e da população para o tema”, afirma a diretora auxiliar da Apofilab, Silvana Aparecida Becker.

 

Acompanhada pela diretora Sônia Jimenez, Silvana diz que a sociedade ainda desconhece a realidade envolvendo as pessoas portadores de fissuras labiopalatal. Dentre os problemas verificados pelas entidades do setor estão a falta de inclusão social, dificuldade de conseguir emprego e até mesmo tratamento adequado na rede de saúde.

 

Para Pacheco, o Dia da Pessoa com Fissura Labiopalatal também irá auxiliar os gestores a discutir uma política pública que seja mais eficaz no atendimento aos pacientes. O projeto terá ainda mais duas votações antes de ser enviado para a sanção ao Governo do Estado.

 

Da Assessoria - Em Cascavel, recentemente, a Câmara Municipal aprovou o Dia Municipal da Pessoa com Fissura Labiopalatal. A lei é de autoria do vereador Serginho Ribeiro (PPL).

 
     
Deixe seu comentário!
 
 
 
Alquimia
Banner pedrão
Banner Patrick Sonorização
Rose Bueno Acessórios
Transmorgan
Auditoria da Dívida Publica
Otica PetriU
banner vende apartamento II
Banner Carl Hart
BANNER APARTAMENTO