banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Um projeto para o Aquífero Guarani
  Data/Hora: 28.mai.2019 - 15h 4 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Mario Eugenio Saturno 

 

O dia 29 de maio ficará marcado como o dia que se deu um importante passo para Salvar o Aquífero Guarani: o projeto Gigante Guarani - Restauração Ecológica do Bioma Mata Atlântica em áreas de recarga do Aquífero Guarani. Um projeto financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Unesp), da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e outros, para melhorar a cobertura vegetal com espécies nativas e de gestão da cadeia produtiva do setor de restauração ecológica na região que abriga áreas de recarga do Sistema Aquífero Guarani, nos municípios de Pardinho, Bofete e Itatinga.

 

 

O Aquífero Guarani é um reservatório natural de rochas que absorvem e retêm a água subterrânea. Ele se estende pelo território da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Muita gente crê que o Guarani vá durar uns quinhentos anos e que é tão “bão” que até os Estados Unidos querem -talvez fazendo um aqueduto de São Paulo a Boston (sim, isto é uma ironia)-. Infelizmente, lamento informar, não é verdade!

 

 

O relatório do Projeto Sistema Aquífero Guarani, de 2009, já apontava que Ribeirão Preto e região retiravam muito mais água do aquífero do que recarregava, consumia 80 bilhões de litros por ano enquanto a recarga anual era de 46 bilhões. A taxa de consumo diário da população era de aproximadamente 400 litros por habitante, enquanto o consumo ideal por  habitante sustentável é de 230 litros.

 

 

Em 2007, eu questionara o Secretário Municipal de Catanduva-SP que informou que cada um dos 117.000 habitantes consumia 227 litros de água por dia e que dois poços no aquífero Guarani já tinham rebaixado seus níveis em mais de 100 metros, ou seja, empoucas décadas o “imenso lençol” estará seco.

 

 

Naquela época, acreditava-se que as fazendas de água, técnica praticada em países como a Alemanha e Estados Unidos, deveriam ser utilizadas no Brasil para ampliar captação e recarga da água do aquífero. Consiste em reservar os locais próximos a poços e nascentes como zona de captura de água das chuvas, regulamentada para evitar qualquer tipo de contaminação do sistema de captação da água.

 

 

O projeto Gigante Guarani quer promover a restauração da Mata Atlântica em 200 hectares de áreas de proteção permanente (APP), associado com a produção agroecológica, buscando alternativas econômicas para os produtores rurais realizarem a adequação ambiental e o treinamento para agricultores na cadeia produtiva da restauração florestal, captação de recursos e elaboração de projetos. Em outras palavras, visa mesclar a recomposição da vegetação nativa com a geração de renda.

 

 

Como parte do projeto, serão realizados dois ciclos de cursos de capacitação em módulos, voltados para grupos de agricultores familiares e produtores rurais. O primeiro deles capacitará os participantes para criação de viveiro de mudas, produção de sementes (coleta, beneficiamento e armazenamento), modelos de restauração, políticas públicas e vias de acesso ao financiamento, compensação ambiental e demais fontes de recursos. É modelo a ser seguido!

 

 

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 

Mario Eugenio Saturno 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Bassani