banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Primeiro Concurso de Redação/Poesia e Artes Visuais (CONART) de São Miguel do Iguaçu..., revela os campeões e uma constatação: A ARTE HUMANIZA, UNE E INTEGRA A HUMANIDADE...
  Data/Hora: 31.mai.2019 - 14h 28 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

O cerimonial de entrega da Premiação do Primeiro Conart – Concurso de Redação/Poesia e Artes Visuais de São Miguel do Iguaçu, promovido pelo Jornal O Farol em parceria com a UNIGUAÇU/FAESI e o Colégio Nestor, cujo objetivo é Combater a Violência com Inteligência pregando a CULTURA DA PAZ, realizado ontem nas dependências do Auditório da Uniguaçu, transformou-se num belíssimo espetáculo, com momentos de muita emoção que encantou o público presente.

 

Ao saudar os ilustres visitantes, a Professora Ilse Maria Viola, Diretora do Colégio Nestor, escolhido para a implantação desse Projeto Piloto, fez questão de nominar todos os envolvidos, citando nominalmente um a um, alunos, professores, colaboradores e destacando a nossa iniciativa e o apoio INSPIRADOR da UNIGUAÇU FAESI em colocar como premiação máxima uma Bolsa de Estudo aos vencedores...

 

Encerrou a sua saudação, citando dois pensamentos inspiradores – “é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”, de Paulo Freire para finalizar com Mario Sérgio Portela – “Faça o teu melhor, enquanto você não tem condições melhores, para fazer ainda melhor”.  

 

Professora Cláudia Symone Roland Diretora Pedagógica da UNIGUAÇU/FAESI; secretária de Cultura, Esporte e Lazer Catiúscia Milioli; representando o Legislativo Municipal, o vice-presidente Professor Ari; Professora Ilse Maria Viola, Diretora do Colégio Nestor Victor dos Santos; Dr. Pedro de Almeida Machado, Promotor de Justiça da nossa Comarca e o Professor Jacinto Vagner Raupp, Diretor de Coordenação da UNIGUAÇU – FAESI

 

Vale ressaltar que até aquele momento ela ainda não sabia que, empolgados pela ótima repercussão deste Projeto, a Direção da Uniguaçu já tinha decidido em aumentar a Premiação dos vencedores sendo: uma Bolsa integral para o primeiro lugar; 50% para o segundo e 30% para o terceiro colocado...  Para os vencedores do nono período, a Uniguaçu também ofereceu uma bolsa de 100% junto ao Colégio para o primeiro, 50% para o segundo e 30% para o terceiro colocado.

 

 

Os donos da noite e que deram um colorido especial, fazendo com que esse Projeto fosse encerrado em grande estilo e com chave de ouro foram os 19 finalistas – que vale a pena ressaltar – escolhidos pelos Professores do próprio Colégio e, posteriormente, uma banca de Professores da UNIGUAÇU, selecionou os vencedores...

 

Os finalistas em Redação/Poesia e Artes Visuais: Bruno Specht Silva, Gabriela Cologni, Kauan Lisboa Lires, Maiara Garlini, Ruan Carlos Bauer Teixeira, Damielle Batistello, Vitor Gabriel Ramos Klasen, Helena Bayerle Procópio,  Giovana Streppel Dorigon, Giulia Gome Bruxel, Jonas Bastianel, Luca H. Martins, Deyvid Luan Macagnan, Bruna Larissa R. Bordin, Athirson Macedo, Emelyn Kestring Barros, Bruna Antunes Fritzen, Natiely Kamily dos Reis Moucho, Ana Carolina Fernandes Silva e Fernando Brugnago.

 

Todos os textos (poesias e redações) foram lidos ou declamados de viva voz..., e quem roubou a cena, encantou o público e deu um show de interpretação com muito ardor e convicção – colocando a alma e o coração e dando vida as palavras que pronunciavam foi o Garoto Bruno – um artista na acepção da palavra...

 

 

Vencedores em Artes Visuais:

 

A grande vencedora em Artes Visuais entre os alunos do Nono Período, foi NATIELY KAMILY DOS REIS MOUCHO. Natiely levou o prêmio de R$ 300,00 em dinheiro; Certificado, Medalha e 100% de um curso no Ensino Médio que ela queira fazer junto a Uniguaçu Faesi...

 

em segundo lugar, BRUNA ANTUNES FRITZEN, que ganhou 50% de uma Bolsa para cursar um curso de Ensino Médio junto a Faesi, Certificado Medalha e R$ 150,00 em dinheiro. 

O terceiro lugar ficou com, EMELY KESTRING BARROS, que também recebeu 30% de uma Bolsa do Ensino Médio junto a FAESI, Certificado, Medalha e premiação em dinheiro.

 

 

Vencedores em Redação/Poesia:

 

A grande vencedora e que ganhou 100% de uma Bolsa de Estudos da Uniguaçu/FAESI, foi GIOVANA STREPPEL DORIGON, com a belíssima Poesia - ONDE ESTÁ A PAZ? 

 

O segundo lugar ficou com HELENA BAIERLE PROCÓPIO e o terceiro lugar com VITOR GABRIEL RAMOS CLASEN.

 

Ao fazer a entrega da premiação de uma Bolsa de Estudos para a vencedora, o Diretor de Coordenação, Professor Jacinto Vagner Rupp, lembrou que para a UNIGUAÇU é uma imensa satisfação estar envolvido com Primeiro Conart e poder a partir deste condecora-los, “pois sabemos que pelo incentivo à educação e a construção do conhecimento é que podemos mudar a nossa sociedade”.

 

“E quando o tema refere-se a PAZ, combater a violência com inteligência, incentivando a cultura da paz, a qual precisamos muito, só nos engrandece”, ressaltou e dirigindo-se aos jovens, citou um dos brilhantes pensamentos de Augusto Cury – Filhos brilhantes, alunos fascinantes – “Bons filhos conhecem o prefácio da história dos seus pais. Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas”.

 

“Bons jovens como esses que estamos vendo aqui hoje se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes. Parabéns Pais, parabéns Professores, parabéns Incentivadores da Educação”, pontificou.  

 

Para a professora e artista plástica, Claudete Cassol Schons, esse projeto é dez. “uma bela semente foi lançada no solo cultural – uma grande premiação que vai fazer a diferença na vida desses alunos. Parabéns”.

 

Empresários, profissionais liberais, lideranças locais que contribuiram de alguma forma para a realização desse Projeto recebendo um Certificado de Participação.

 

A cirurgiã dentista, Raquel Presa hoje de manhã, dizia-me: “Me emocionei por diversas vezes com a desenvoltura dos adolescentes... Aquele menino, o Bruno, é um artista nato...

 

 

 

A Secretária Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Catiúscia Miliolli – “Parabéns pelo evento. Foi Show”.

 

 

 

 

A advogada Bruna Cavalca Presa, se deslocou de Foz do Iguaçu para prestigiar o evento, nos disse que ficou extremamente emocionada, principalmente com os poemas e declamações. No seu ponto de vista, conseguimos unir em um projeto duas paixões da vida dela. “Aliás, três, pois o combate à violência é também uma delas”.

 

Lembrou com saudade dos tempos de palco, da época em que ajudou a tirar muitos jovens a pegar o gosto pela poesia e buscar o CTG, pois lá é oportunizado participar de muitos eventos lindos como este. “Saí de lá com uma certeza: esses jovens têm potencial e talento! Gostaria muito que todos tivessem oportunidade de subir aos palcos “profissionalmente” como eu e demonstrar tudo que fizeram ontem. Foi mágico! Me disponibilizo a eles caso precisem de alguma orientação. Parabéns a todos os envolvidos”, ressalta Bruna.

  

Convidada para o evento - mas não pode comparecer devido à distância e as fortes chuvas na região – faço questão de relembrar o depoimento da Professora Universitária Denise Teis, assim que tomou conhecimento do material que distribuímos juntos as escolas para os alunos participantes: “Quero te parabenizar por esse excelente projeto. À medida que lia o seu texto, fui refletindo sobre a importância de termos ações como esta. Nenhuma transformação social dispensa a reflexão e a educação. E esse projeto possibilita que as duas coisas sejam realizadas conjuntamente. Mais do que te parabenizar, gostaria de, como cidadã, te agradecer por uma iniciativa como esta! Obrigada.”

 

Estamos editando um vídeo com os principais momentos desta garotada linda e correndo atrás para tirarmos uma edição impressa da nossa revista sobre esse evento com as poesias, redações e as artes visuais...

 

GRATIDÃO AOS NOSSOS MESTRES...

Enquanto procurava um local para colocar essa obra dedicada aos nossos mestres eu me perguntava: “como traduzir isso em palavras para homenagear os nossos PROFESSORES?”

Para fazer a entrega, convidei o meu Neto Arthur, hoje aluno da Escola Ativa, mas que aprendeu a ler e escrever com a Professora e Ilse - e um certo dia chegou em casa na maior alegria, mostrando para todos que sabia juntar as silabas e ler...

 

AFINAL, ao lado dos nossos pais – são as pessoas mais importantes em nossas vidas – nos ensinaram a LER E A ESCREVER – OU SEJA, nos deram uma ferramenta vital para que pudéssemos ingressar e desvendar o mundo MARAVILHOSO DO CONHECIMENTO...

Sem a presença deles, talvez, não tivéssemos momentos como estes e, muitos dos que hoje aqui estão, poderiam estar andando com bastões e bordunas nas costas perambulando por aí...

 

Em busca de inspiração, me lembrei das palavras do Mestre dos mestres que nos ensina que: “as nossas únicas limitações são as nossas atitudes e os pensamentos que surgem dessas ATITUDES...”

 

Na sequência, me veio (aleatoriamente) em mente o que estava procurando para uma ocasião tão especial como essa... Esse texto é atribuído a um dos maiores gênios da humanidade, Albert Einstein – Uma correspondência enviada a sua filha, na qual ele faz uma surpreendente revelação a ela.

 

Dizia ele: Quando propus a teoria da relatividade, muito poucos me entenderam e o que vou agora revelar a você, para que transmita à humanidade, também chocará o mundo, com sua incompreensão e preconceitos.


Peço ainda que aguarde todo o tempo necessário — anos, décadas, até que a sociedade tenha avançado o suficiente para aceitar o que explicarei em seguida para você.


Há uma força extremamente poderosa para a qual a ciência até agora não encontrou uma explicação formal.

É uma força que inclui e governa todas as outras, existindo por trás de qualquer fenômeno que opere no universo e que ainda não foi identificada por nós.
Esta força universal é o AMOR.

Quando os cientistas estavam procurando uma teoria unificada do Universo esqueceram a mais invisível e poderosa de todas as forças.

 


O Amor é Luz, dado que ilumina aquele que dá e o que recebe.
O Amor é gravidade, porque faz com que as pessoas se sintam atraídas umas pelas outras.

 

O Amor é potência, pois multiplica, potencializa o melhor que temos, permitindo assim que a humanidade não se extinga em seu egoísmo cego.


O Amor revela e desvela.
Por amor, vivemos e morremos.
O Amor é Deus e Deus é Amor.

 

Esta força tudo explica e dá SENTIDO à vida. Esta é a variável que temos ignorado por muito tempo, talvez porque o amor provoca medo, sendo o único poder no universo que o homem ainda não aprendeu a dirigir a seu favor.

 


Para dar visibilidade ao amor, eu fiz uma substituição simples na minha equação mais famosa.

 

Se em vez de E = mc² (equação determina a relação da transformação da massa de um objeto em energia) aceitarmos que a energia para curar o mundo pode ser obtido através do amor multiplicado pela velocidade da luz ao quadrado, chegaremos à conclusão de que o amor é a força mais poderosa que existe, porque não tem limites.

 

Após o fracasso da humanidade no uso e controle das outras forças do universo, que se voltaram contra nós, é urgente que nos alimentemos de outro tipo de energia.

 

Se quisermos que a nossa espécie sobreviva, se quisermos encontrar sentido na vida, se queremos salvar o mundo e todos os seres sensíveis que nele habitam, o amor é a única resposta.

 

Talvez ainda não estejamos preparados para fabricar uma bomba de amor, uma criação suficientemente poderosa para destruir todo o ódio, egoísmo e ganância que assolam o planeta.

 

No entanto, cada indivíduo carrega dentro de si um pequeno, mas poderoso gerador de amor, cuja energia aguarda para ser libertada.
 

Quando aprendemos a dar e receber esta energia universal, provaremos que o amor tudo vence, tudo transcende e tudo pode, porque o amor é a quintessência da vida.

 

É por essas e outras que usamos essa quintessência da VIDA PARA DIZER – GRATIDÃO AOS NOSSOS MESTRES – “Eu sonho com o dia em que os nossos PROFESSORES possam ser valorizados com poder, influência e salários dignos de um Ministro de Estado”...

 

Com essa homenagem aos nossos Mestres, agradeço a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso deste evento. Vem mais, muito mais, afinal, o que nos interessa é a PAZ... E, combater a violência com inteligência pregando a Cultura da Paz, é algo que nos satisfaz...

Entre os professores na foto acima, a Professora Rosane Meneghetti Kampmam, ex-diretora do Colégio Nestor e Aniversariante do dia com direito aos Parabéns..

 

Entre os presentes prestigiando esse evento, o fisioterapeuta Cristiano Bremm, amante da arte da poesia, com vários prêmios já conquistado fez uso da palavra para saudar esta iniciativa de levar poesia e arte para dentro das escolas e brindou o público presente com a Poesia o Velho, letra de Vaine Darde, poeta e letrista com mais de 800 músicas gravadas por artistas de vários Estados. 

 

 

 

 Meu querido Colégio Nestor Victor Dos Santos, meu lar durante vinte e poucos anos e à diretora Ilse Maria Viola pelo incentivo dado ao projeto e à querida Uniguaçu/Faesi, também meu chão durante quase uma década. 
Gratidão especial ao amigo incansável e uma das pessoas mais entusiasmadas pela educação que conheço, nosso querido João da Silva. Noite maravilhosa e inesquecível!
 
 
  • Raquel Cavalca Presa
    Raquel Cavalca Presa Parabéns a todos os envolvidos! A noite foi brilhante.
    • Amei
       
      Curtir
       
      Amei
       
      Haha
       
      Uau
       
      Triste
       
      Grr
       
    •  
  • Kazumy Chriz Oliveira
    Kazumy Chriz Oliveira Parabéns!!! Realmente que noite sensacional, adolescentes talentosos! Grata. Aguardando a próxima edição
    • Amei
       
      Curtir
       
      Amei
       
      Haha
       
      Uau
       
      Triste
       
      Grr
       
    •  
     
  • Rosane Meneghetti Kampmam
    Rosane Meneghetti Kampmam Somente um ser humano tão sensível como você, João, para lançar luz sobre um tema tão importante como o da Educação!
    Obrigada por lembrar à sociedade a importância da educação, da arte e de seus educadores .

    Gratidão a todos os envolvidos.💞
    • Amei
       
      Curtir
       
      Amei
       
      Haha
       
      Uau
       
      Triste
       
      Grr
       
    •  
  • Eliseu Marciano Presa Presa
    Eliseu Marciano Presa Presa Parabéns a todos os organizadores e envolvidos neste grande projetos lindas poesias e poemas, sucesso a todos.
    • Amei
       
      Curtir
       
      Amei
       
      Haha
       
      Uau
       
      Triste
       
      Grr
       
    •  
  • Catia Milioli Presa
    Catia Milioli Presa Td muito lindo ,parabéns João da Silvaprofessora Ilse e todos os envolvidos ,projeto maravilhoso ,que seje o primeiro de muitos!Parabéns à todos os alunos que participaram foi lindo foi Show!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏✍️📃📜❤️✔️
    • Amei

       

      Feliz por participar de mais um projeto: Combater a violência com inteligência. Primeiro Conarte . Participação de toda comunidade em prol da Educação. Poesia, artes visuais e Redação. Parceria especial Jornal O Farol, Faesi e Colegio Estadual Nestor Victor dos Santos. Parabéns a todos os alunos que participaram, professores que não mediram esforços para o bom êxito do projeto ao Direto do Jornal João da Silva pela inteligente ideia.Nosso muito obrigado .

       
      Curtir
       
      Amei
       
      Haha
       
      Uau
       
      Triste
       
      Gr
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios