Vende-se apartamento no centro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
O Campeonato da AABB que inicia nesse sábado (14)... O ofício entregue ao Juiz... Os olhos da BONDADE e a Poesia...
  Data/Hora: 10.set.2019 - 18h 26 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

No próximo sábado (14), com pontualidade suíça (15h00), inicia-se o Campeonato de Futebol Suíço da AABB, que esse ano conta com a presença de nove equipes.

 

Na última reunião para definir os preparativos, ficou definido a realização de uma solenidade de Abertura, com a entrega da Tabela da Competição e no consenso, definiu-se pelo convite ao Dr. Fernando Scremin Neto, Juiz Titular da Vara Criminal e Diretor do Fórum local.

 

“Ele tem demonstrado ser uma pessoa participativa. Vejo-o em praticamente todos os eventos da comunidade. Vamos convidá-lo. Seria importante termos lá alguém que faça uso da palavra para ressaltar os valores éticos e morais que envolvem o Espírito Esportivo”, ponderava Regina.

 

Hoje a tarde, com o ofício/convite em mãos, me dirigi até o Fórum para entrega-lo. Fui direto a Sala da Eliane, auxiliar da Direção do Fórum e ao chegar alguém já foi logo me cumprimentando: “Boa tarde, o que desejas...”.

- Gostaria de falar com a Eliane...

- Ela não está aqui no momento, está ocupada com relatórios de patrimônio. É só com ela ou posso ajuda-lo?

- O que eu quero na verdade é deixar esse ofício/convite ao Dr. Ferdinando que vem assinado pela Regina, presidente da AABB...

- Eu posso recebê-lo e em seguida será entregue... E assim o fez...

 

Por que conto isto?

 

Não sei... O que realmente sei é que naquele momento, enquanto entregava e recebia protocolado o documento, me veio na mente um dos mais belos poemas de Manuel Bandeira – ‘Irene no Céu’. Por uns segundos, senti vontade de levantar a voz e declamar:

“Irene preta

Irene Boa

Irene sempre de bom humor

Imagino Irene entrando no Céu:

– Licença meu branco!

E São Pedro Bonachão:

Entra Irene. Você não precisa pedir licença”.

 

Não o fiz, mas deveria ter feito... O mais gostoso disso tudo é que, a energia ali captada, e acredito que a recíproca também seja verdadeira, tem algo de indescritível – algo próximo do inefável, palavra que segundo o dicionário, é aquilo “que não se pode nomear ou descrever em razão da sua natureza, força e beleza”.

 

Por que digo isto? Não sei... O que sei é que, momentos assim nos mostra com toda a clareza que “realmente existe entre o céu e a terra muito mais coisas do que a nossa vã filosofia se quer possa imaginar”.

No último sábado, por exemplo, enquanto fotograva o desfile, tive ao lado uma figura incrível, um ser humano de uma alma incomensurável. Lá pela metade do desfile, muito embora eu procurasse me manter ali compenetrado, o tempo todo o pensamento estava lá na frente – como se o corpo estivesse na Farroupilha e outra parte de mim, sorridente e altamente producente, estivesse na redação elaborando o texto sobre o desfile.   

 

O que me prendia ali (no desfile)? Uma fotógrafa super educada que, após cada clic, me reproduzia as suas observações com uma delicadeza, com uma bondade no coração, com uma alegria em fotografar e registrar tudo o que estava acontecendo, como se estivesse comemorando um gol de bicicleta numa Copa do Mundo...

 

Com essa reflexão, fica aqui o nosso desejo de que essa Competição mantenha-se nesse nível... Que todos possam marcar e comemorar pelo menos um lance de rara beleza como um Gol de Bicicleta numa Copa do Mundo...

 
     
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner fotógrafo premiado
Banner Notre Dame
Banner Reforma da Previdência
Banner Bertold Brecher
Banner Psicologia
Banner militares
Banner Lei Lucas
Banner Mirante
Banner Jorge amado
banner idiota útil