banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A iniciativa Amazônia 4.0
  Data/Hora: 15.jan.2020 - 15h 37 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar
 
Por Mário Eugênio Saturno
 
Ismael Nobre e Carlos Nobre, dois importantes cientistas brasileiros, escreveram um artigo para a Revista Futuribles em Português nº 2, edição de Setembro de 2019, em que apresentam uma iniciativa, a Terceira Via Amazônica, e o desenvolvimento do Projeto Amazônia 4.0.
 
 
É uma proposta que recusa a vocação natural do Brasil ser apenas uma potência agromineral, fornecedora de “commodities” para as nações industrializadas e pós-industrializadas. Em outras palavras, o Brasil vende produtos de baixo valor agregado e alto impacto ambiental, e compra produtos manufaturados e tecnológicos de alto valor, seguindo a mesma lógica que sempre caracterizou a nossa história.
 
 
A Amazônia está no centro de nossos desafios. Recuperar a imagem do Brasil como gestor eficiente e inteligente da Amazônia, da floresta preservada e produtiva certamente beneficiará nossa economia, especialmente os habitantes dos estados amazônicos.
 
 
É preciso abandonar os modelos adotados nas últimas décadas, tanto a chamada primeira via que visa isolar grandes extensões de selva para fins de conservação, quanto a segunda via que propõe um modelo de desenvolvimento para a agricultura, pecuária e mineração. E estes provocam o desmatamento. E outro é a demanda de produção de energia na região amazônica, ou seja, hidrelétricas.
 
 
O Brasil precisa de uma terceira via baseada no desenvolvimento econômico e social sustentável, alicerçado na biodiversidade e nas tradições e modos locais, e explorando as potencialidades da Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0.
 
 
A floresta amazônica é resultado de milhões de anos de evolução, em que a natureza desenvolveu grande variedade biológica em ecossistemas aquáticos e terrestres, uma extraordinária riqueza de produtos naturais. Esses ativos biológicos interessam a Indústria 4.0 para a elaboração de produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentícios, ou até mesmo na pesquisa de novos materiais, soluções energéticas e de mobilidade, com significativo potencial de lucro. Mas é claro, sempre tem a alternativa de tacar fogo na floresta... Alternativa estúpida, claro!
 
 
Até o momento toda essa riqueza latente está longe de ser devidamente aproveitada e canalizada de volta para a região, tanto para conservar esse bioma único como para melhorar as condições de vida dos indígenas, dos caboclos, dos ribeirinhos, dos antigos colonos desassistidos e mesmo das cidades enraizadas na Amazônia.
 
 
A Terceira Via Amazônica representa uma oportunidade para desenvolver uma economia verde de verdade que aproveite todo o valor de uma floresta produtiva permanente para, com a ajuda de novas tecnologias, digitais e biológicas disponíveis ou em evolução, estabelecer um novo modelo de desenvolvimento econômico socialmente inclusivo.
 
 
É possível criar as condições para o florescimento de uma bioeconomia vibrante e inclusiva, que respeite a floresta e seus rios, a fauna, a flora e os povos tradicionais amazônicos, mas os desafios não são poucos nem pequenos, entre eles o fato de a Amazônia ainda estar em grande medida desconectada dos centros de inovação tecnológica e de bioeconomia mais avançados do planeta.
 
 
Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
 
Mario Eugenio Saturno 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner emprego
Bassani
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite