banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Participação histórica da Itaipu no Show Rural 2020 rendeu parcerias, inovação e projetos
  Data/Hora: 11.fev.2020 - 19h 55 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Entre os destaques estão o lançamento do projeto Expedição do Conhecimento, pelo governador Ratinho Massa, o atrativo Ciência na Esfera e a Vitrine Tecnológica de Agroecologia.

 

Da Assessoria - Fotos: Rubens Fraulini / Itaipu/Binacional - A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) nunca fizeram tantas parcerias como nesta edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel. De prospecção à formalização de acordos de cooperação, foram mais de vinte. Outro destaque foi o estande da Itaipu, o mais inovador de toda a história da participação na feira de agronegócios: quase 3.000 visitas foram registradas nos três principais atrativos do espaço, que reuniu educação ambiental e divulgação de conhecimento.

 

A empresa também foi uma das 14 instituições participantes da Vitrine Tecnológica de Agroecologia, que registrou a visita de cerca de 62 mil pessoas nos cinco dias de feira. “A Vitrine é o modo de nos conectar com as outras instituições e ajudar os agricultores a utilizarem a o solo da melhor maneira. Estas boas práticas reduzem o assoreamento e a contaminação do reservatório e isso é importante para nós”, explica o diretor de Coordenação da Itaipu, Luiz Felipe Carbonell.

 

De acordo com Carbonell, Itaipu aproveitou a exposição do Show Rural para divulgar suas ações de conservação da bacia hidrográfica e de educação ambiental. “Aproveitamos a feira, e a presença de autoridades, para fazermos o lançamento da Expedição do Conhecimento, uma grande ferramenta de educação e conscientização ambiental”, comentou.

 

O lançamento do projeto Expedição do Conhecimento, na quinta-feira (6), teve a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior. Ao lado de diretores da Itaipu, Ratinho visitou o caminhão-baú de mais de 15 metros de extensão, que reúne 20 atividades de divulgação científica e educação ambiental.

 

“A expedição mostra ações de sustentabilidade, exatamente o que a Itaipu faz em seu dia a dia”, afirmou Ratinho na ocasião. O objetivo é levar o caminhão para os 54 municípios do Oeste Paranaense, a partir de março. Ainda em fevereiro, Itaipu e PTI vão se reunir com os secretários municipais de educação para explicar a contrapartidas dos municípios e a estrutura necessária para receber a Expedição.

 

O governador também conheceu a outra novidade do estande, o Ciência na Esfera, uma sala com um globo suspenso, onde são projetadas imagens da Terra e de outros planetas do Sistema Solar, além de vídeos sobre biocombustíveis, agricultura e precipitações, temas de interesse dos participantes da feira.

 

O modelo foi desenvolvido pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) e já faz parte do roteiro de visitas do Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, que conta com um sistema mais moderno. O modelo itinerante acompanhará o estande da Itaipu em feiras e eventos da região

 

Segundo Carbonell, no próximo Show Rural a empresa vai focar no tema “gestão da terra” e mostrar como os cuidados como a recuperação de mananciais e a preservação da água do reservatório também podem atingir de forma benéfica os produtores rurais. “A Itaipu tem conhecimento e experiência em mostrar que é possível atingir produtividade com sustentabilidade e ninguém tem mais interesse na sustentabilidade de sua propriedade que o próprio produtor rural”, disse.

 

A 32ª edição do Show Rural Coopavel aconteceu dos dias 3 a 7 de fevereiro, em Cascavel. A feira de agronegócio atraiu 298.910 pessoas e movimentou R$ 2,5 bilhões em negócios. Além de comprovar a pujança do setor na economia da região, o evento teve o objetivo de mostrar a relevância cada vez maior das soluções tecnológicas no campo.

 

 

PTI

Em seu estande no Show Rural Digital, o PTI exibiu várias soluções tecnológicas para o desenvolvimento do agronegócio. O espaço teve apresentações diárias relacionadas a temas como eficiência energética, inteligência de dados, sistema de plantio direto, turismo rural e inovação e negócios. O público também conferiu inovações como robôs, drones, sistemas, estações climáticas de baixo custo

Em relação às parcerias, o Parque firmou com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) um acordo para uma série de ações que poderão ser desenvolvidas em prol de projetos que impulsionem a competitividade no Paraná. Além do Agronegócio, a parceria também prevê ações conjuntas nas outras áreas de atuação do PTI: Energia, Segurança de Infraestrutura Críticas e Turismo e Cidades.

 

Uma das empresas incubadas no PTI, a Stac, assinou um convênio com a cooperativa Copagril sobre um sistema de monitoramento em tempo real de dados como temperatura e umidade dos aviários, assim como o ganho de peso, consumo de ração e mortalidade dos frangos. Para validar o sistema, a Stac vai fornecer equipamentos, sensores e uma plataforma para o monitoramento em tempo real de três aviários em uma propriedade modelo.

 

Em parceria com a Itaipu, o PTI teve o apoio do governador Ratinho Massa na criação do Centro de Inteligência Artificial, em Foz do Iguaçu, pleito defendido pelas duas instituições junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo é que o laboratório atue com foco na temática da agroenergia e atue de forma integrada com os demais atores do território.

 

Oeste em Desenvolvimento

Também em parceria com a Itaipu, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) atuou em duas frentes durante o Show Rural. Uma das ações é a elaboração de um plano energético para o campo, que tem o objetivo de desenvolver na região um projeto-piloto de energia elétrica, a partir das demandas de produtores rurais e da agroindústria do Oeste nos próximos cinco anos. 

 

O segundo projeto é de caráter educacional, em Toledo (PR). O objetivo é manter o Parque Tecnológico Biopark como contraturno escolar. Duas turmas de estudantes da rede pública de educação - dos ensinos Fundamental e Médio - serão beneficiadas, recebendo conteúdos de inovação e empreendedorismo.

 

CIBiogás

Um dos destaques da participação do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás) foi a apresentação da “Calculadora de Biogás”, uma ferramenta gratuita que permite saber o potencial de produção de biogás pela quantidade de animais, seja de suínos, bovinos ou de aves.

 

Também aconteceram encontros com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná com o tema de biofertilizantes, e reuniões técnicas com fornecedores de biometano que participaram da feira. Com a Embrapa Floresta, foi divulgado um projeto sobre Florestas Energéticas, com o mapeamento de terras com vocação florestal na reunião, entre outros compromissos.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, quase 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Einstein
Bassani
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner emprego