Banner Primeiro Conart

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
“ÓCIO CRIATIVO” - Vamos aproveitar esse tempo para nos conhecer um pouco mais...
  Data/Hora: 25.mar.2020 - 10h 34 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Rejane Christ Maria  Ghellere,

 

 

Nós somos seres criativos, viemos de linhagens que tiveram que encontrar formas para sobreviver e enfrentar os obstáculos. Estamos sempre criando e adaptando.

 

 

Nossas vidas são extremamente corridas, passamos os dias trabalhando, preocupados com os afazeres, entramos em um ritmo para conseguirmos dar conta de tudo e da melhor forma possível. Passamos a semana inteira aguardando pelo caro final de semana, que passa voando. Por mais que amemos nosso trabalho e entendemos que dele vem o nosso sustento, é difícil evitar que a exaustão se torne nossa companheira.

 

 Muitas vezes não aproveitamos nosso tempo da maneira que gostaríamos como passar mais momentos com a família, ver um filme, quem sabe ler aquele livro que está a muito tempo guardado.

 

Quando se recebe a notícia de que hoje o esperado é outro: “fique em casa”, é um pouco desconcertante, ficamos angustiados.

 

Apesar da situação pela qual nos encontramos hoje, pode-se tirar algum proveito disso, vendo com outro olhar.

 

Pois então… Como tornar essa demanda “ficar em casa” uma tarefa possível e prazerosa para todos?

 

No dia a dia dividimos nosso tempo para tudo, comer, dormir, tomar banho, limpar a casa, trabalhar, onde está o prazer, ou melhor a graça de criar nisso tudo?

 

Nós somos seres criativos, viemos de linhagens que tiveram que encontrar formas para sobreviver e enfrentar os obstáculos. Estamos sempre criando e adaptando.

 

Por que não usar este artifício filogenético ao nosso favor neste momento?

 

O famoso ócio, conhecido como sinônimo de folga, descanso, se organizado e bem administrado pode nos proporcionar momentos agradáveis e produtivos estando sozinho ou com a família. O sociólogo Domenico de Masi chama de ócio criativo a ação de unirmos o tempo livre com alguma atividade que nos divirta e possibilite aprendizado.

 

Podemos tornar nossas experiências uma escolha desejada, viver no momento mesmo com a ansiedade do futuro. Nos autorizando no aqui-agora

 

Este ócio pode nos proporcionar um autoconhecimento, um desenvolvimento humano e uma orientação para nossa felicidade, além da massa e do ritmo que estamos acostumados e que muitas vezes não representam nossa real vontade.

 

Aproveite este tempo para conhecer a si mesmo, perceber-se no espaço em que vive, o que você trás para ele? O que você quer trazer para ele?

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
banner vende apartamento II
Banner violência se limite
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Notre Dame
Calendário eleitoral
Banner pedrão 2018
Banner Lei Lucas
Banner laranja
Banner emprego