banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Luciana quer isentar agricultores e agroindústrias familiares da cobrança de água, luz e esgoto durante calamidade do coronavírus
  Data/Hora: 26.mar.2020 - 4h 29 - Categoria: Politica  
 
 
clique para ampliar
"Sem renda fixa e com as dificuldades impostas por essa doença, estabelecer a isenção das tarifas de energia elétrica e serviços de água e esgoto não resolve a situação, mas contribui muito para a garantia de subsistência desse importante segmento produtivo do nosso estado", defende Luciana.

 

Da Assessoria -Foto: Orlando Kissner/Alep. A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) protocolou na sessão remota desta quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um pedido ao governador Ratinho Júnior (PSD) para que isente da cobrança dos serviços de fornecimento de água, esgoto e energia elétrica os agricultores e as agroindústrias familiares do estado pelo prazo mínimo de 120 dias, enquanto durarem as restrições decorrentes da calamidade do coronavírus. Luciana é líder do Bloco Parlamentar de Apoio à Agricultura Familiar da Alep e lembra que, com o isolamento social necessário para evitar a propagação do vírus causador da COVID-19, a medida visa garantir a subsistência das famílias que deixam de se preocupar em como arcar com o pagamento dessas taxas, enquanto amargam os prejuízos dos impactos dessa pandemia.

 

"A agricultura familiar produz grande parte dos alimentos que chegam à mesa dos paranaenses. Nesse momento de isolamento social imposto pelo coronavírus, os agricultores enfrentam dificuldades para comercializar sua produção; os estabelecimentos comerciais estão sendo fechados, as feiras livres suspensas e as compras institucionais também suspensas ou diminuídas", alerta Luciana no requerimento ao governador.

E a deputada ainda argumenta que, "naturalmente, pela natureza da atividade, os agricultores não dispõem de renda fixa e nesse momento de emergência social, muitas famílias não terão condições de arcar com seus compromissos financeiros", diz ela . "Estabelecer a isenção das tarifas de energia elétrica e serviços de água e esgoto não resolve a situação, mas contribui muito para a garantia de subsistência desse importante segmento produtivo do nosso estado", conclui.

Em defesa da agricultura familiar, a líder do bloco também foi autora de um requerimento para que o governo do estado não suspendesse a compra dos produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar por causa do fechamento das escolas e destinasse essa comida às entidades assistenciais atendidas pelos programas sociais do estado.

 

Em conjunto com outros deputados das bancadas do Partido dos Trabalhadores (PT), da Oposição e em apoio também a iniciativas de deputados da bancada governista, Luciana ainda vem reivindicando junto ao estado uma série de outras medidas emergenciais: proibição do corte no fornecimento de água e luz nesse período crítico, proibição do aumento abusivo nos preços dos produtos destinados ao combate ao coronavírus, disponibilização de novos leitos de UTI na rede pública e contratação de leitos hospitalares na rede privada de saúde, desconto no ICMS dos produtos da cesta básica e materiais necessários à prevenção, controle e combate do coronavírus, como ácool gel, água sanitária, máscaras de proteção individual, luvas etc. Luciana ainda apoiou a iniciativa que propõe a criação de um auxílio financeiro no valor de meio salário mínimo para os trabalhadores informais, sem vínculos empregatícios, para eles poderem adotar as medidas de isolamento e proteção em razão da COVID-19, o amparo à população em situação de rua, a isenção de cobrança do pedágio do transporte de cargas no estado e a isenção no pagamento das taxas de água e energia elétrica dos hospitais e entidades da saúde.

 

A violência doméstica e famíliar em ambiente de quarentena tão pouco passa despercebida das preocupações da deputada. Acatando um pedido feito pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) e requerimento de iniciativa da presidente da Procuradoria da Mulher da Alep, deputada Cristina Silvestri, Luciana assinou também o documento que pede ao governador que adote urgentemente medidas de segurança para proteger as mulheres em situação de violência, violência essa que se agrava no ambiente de isolamento social e quarentena.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein