Vende-se apartamento no centro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Gratidão cura
  Data/Hora: 6.abr.2020 - 11h 52 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar
Por Mario Eugênio Saturno, 
 
A “Frontiers in Psychology” trouxe um interessante artigo sobre a gratidão, intitulada “Gratitude and Problem Behaviors in Adolescents: The Mediating Roles of Positive and Negative Coping Styles” de Peizhen Sun e colegas. O estudo pesquisou o efeito da gratidão nos comportamentos problemáticos de adolescentes chineses.
 
As descobertas acrescentam novas evidências à teoria da gratidão existente (Fredrickson, 2001, 2004; Watkins, 2014). De acordo com a Teoria da Amplificação (Watkins, 2014), a gratidão é um recurso cognitivo especial, que pode (1) aprimorar as emoções positivas que os indivíduos estão experimentando no momento, (2) regular sua saúde emocional e incentivar a autoaceitação; e (3) ampliam o significado positivo dos indivíduos por trás de eventos negativos, o que pode impedir a formação de comportamentos problemáticos (Wood et al., 2008; Froh et al., 2009).
 
A gratidão pode ampliar o modo cognitivo do indivíduo, romper o conjunto de pensamentos (Fredrickson, 2001, 2004; McCullough et al., 2008; DeSteno, 2009). Em outras palavras, a gratidão pode inspirar e motivar as pessoas para obter resultados favoráveis o mais rápido possível (Wood et al., 2007, 2010).
 
Por outro lado, indivíduos com baixo nível de gratidão ampliam as consequências negativas dos eventos de estresse e adotam cegamente as estratégias de enfrentamento que vêm à mente em primeiro lugar, sejam elas apropriadas ou não (Fan e Chen, 2007). Em longo prazo, a entrega a esse estado negativo provavelmente induzirá sintomas de depressão e ansiedade internamente e fomentará agressão física ou verbal externamente.
 
Portanto, a descoberta dos efeitos significativos da mediação neste estudo adicionou novas provas à teoria de ampliação e construção existente (BBT; Fredrickson, 2001, 2004) e estendeu a aplicação do BBT ao campo de pesquisa do estilo de enfrentamento.
 
Este estudo pode inspirar psicólogos e conselheiros clínicos a aplicar intervenções de gratidão em casos clínicos em que os adolescentes sofrem de externalização de problemas. Deng et al. (2016) relataram que, após 5 semanas de intervenção de gratidão denominada contagem de bênção (Emmons e McCullough, 2003), a agressão de prisioneiros violentos no grupo de intervenção de gratidão foi significativamente reduzida em comparação com o grupo de controle (Deng et al., 2016).
 
Lyubomirsky et al. (2005) assumiram que o exercício da lista de gratidão é essencialmente uma prática crescente de felicidade. Através da prática repetida de rememória positiva e reinterpretação de eventos da vida, gradualmente é formado um estilo cognitivo de gratidão automática para evocar emoções positivas e compensar emoções negativas, como depressão e ansiedade (Deng et al., 2016).
 
Especificamente, educadores e pais devem incentivar e orientar adolescentes com comportamentos problemáticos a adotarem estratégias de enfrentamento mais positivas em vez de negativas. Exemplo dessas ações inclui oferecer cursos para ajudar os adolescentes a dominar estratégias de enfrentamento apropriadas e fornecer mais apoio social.
 
Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Otica PetriU
banner vende apartamento II
Bassani
Calendário eleitoral
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Notre Dame
Banner violência se limite
Banner conar