banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Luto na Educação – Faleceu aos 94 anos de idade, Dimas Lemos Raycik, primeira Professora de São Miguel
  Data/Hora: 25.jul.2021 - 9h 59 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Faleceu ontem (24), às 11h10m, dona Dimas Lemos Raycik, aos 94 anos de idade. Seu corpo está sendo velado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, de onde sairá logo mais às 11h para o Cemitério Central.

 

Doma Dimas, como era carinhosamente chamada, é uma das pioneiras do município, chegando em São Miguel do Iguaçu no dia 14 de março de 1952, quando São Miguel ainda era Distrito de Foz do Iguaçu e conhecida como Vila Gaúcha, sendo a primeira Professora do município.

 

Parte da sua trajetória de vida está registrada no livro, São Miguel do Iguaçu, Estórias e Histórias". Natural de Araranguá/SC, filha de Marcos da Silva e de Ana Lemos da Silva, nasceu em 19 de agosto de 1.926. Casou-se em Criciúma/SC em 02 de outubro de 1.948 com Francisco Raycik e teve onze filhos: Geraldo Wilson, José Nelson, Narciso Antônio, João Carlos, Ângela Inêz, Luiz Francisco, Jorge Dilmar, Paulo Roberto, Lúcia Helena, Mário Cirineu e Marcos Cézar.

 

Católica fervorosa, tinha como formação o magistério (curso complementarista da época) e foi a primeira professora e catequista a residir na Velha Gaúcha de então. A primeira escola só foi construída mais tarde, na esquina das ruas Aurora e Rui Barbosa e se chamava Escola Rural Isolada de Foz do Iguaçu, sede do município na época.

 

Entre os presentes nesta Cerimônia de despedida no Paço Municipal, o prefeito Boaventura Motta; seu vice, Cláudio Rodritgues; o presidente do Legislativo Municipal, Raulique Farias, o popular, Quéti; Joana Scarpari, representando a Secretaria Municipal de Educação; a vereadora Juliana Dandolin e lideranças locais, parentes e amigos. 

 

Em seu pronunciamento, Boaventura Motta ressaltou as suas qualidades como uma pessoa humana exemplar, desejando as mais profundas condolências a Família enlutada. "Tive a honra de ser seu aluno e com certeza vai estar ao lado de Deus para o seu descanço eterno". 

 

 

Em vida, Dona Dimas, recebeu dezenas de homenagens, todas ressaltando a sua importância como pioneira no setor da Educação, no município.

 

 

 

NOTA DE PESAR 

 

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu manifesta, em tempo, o sentimento de pesar pelo falecimento da pioneira, colonizadora e 1ª professora do município, Dimas Lemos Raycik, ocorrido no último sábado, 24 de julho.

Dona Dimas, como é conhecida, contribuiu para o desenvolvimento de nosso município desde a sua chegada, quando a cidade ainda pertencia a Foz do Iguaçu e era nomeada Vila Gaúcha, em 14 de março de 1952.

Ela tinha como formação o curso complementarista e foi a primeira professora e catequista a residir em São Miguel, tendo a igrejinha como escola para lecionar.

O velório aconteceu no último domingo, 25, no Paço Municipal e o Governo Municipal decretou luto oficial por três dias.

Nesta hora de luto e dor, o Governo Municipal manifesta as mais sinceras condolências à família.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Bassani
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios