banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
O Ódio ainda domina a humanidade
  Data/Hora: 11.abr.2022 - 10h 26 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Mario Eugenio Saturno, 

 

O ódio é o grande motor da maldade humana. Putin e seus soldados estão cometendo atrocidades. Muitos dirão que guerra é assim mesmo, que o povo russo não apoia isso, que os ucranianos também cometem atrocidades...

 

Foi-se o tempo em que se podia ser malvado tendo apenas os companheiros de farda como testemunhas, agora, até o espaço apresenta- se como testemunha com fotografias de alta qualidade tomadas de satélites em órbita da Terra. Muitos crimes de guerra terão seus autores identificados.

 

Tanta exposição faria a guerra recuar. Mas, ao que parece, as atrocidades russas não chegam ao povo russo que está sim apoiando o presidente Putin que aumentou sua aprovação de 71% em fevereiro para 83% no final de março. Situação quase idêntica verificou-se quando a Rússia roubou a Crimeia.

 

Com as mudanças na Ucrânia, recebendo armas, empenhando-se para entrar na OTAN e ganhar um salvo-conduto, com o acúmulo de petrodólares pela Rússia, que vive um bom momento econômico (será que as restrições continuarão após o fim da guerra?), com a saída da Angela Merkel e a forte dependência da economia alemã ao petróleo, gás e carvão russos, Putin viu a última oportunidade para anexação da Ucrânia.

 

Cego pela arrogância, Putin imitou Hitler em 1.942, que invadiu a Rússia. Da mesma forma, esperava pouca resistência. Mas, como todo militar velho, não entende bem as novas tecnologias, foi surpreendido pelas novas armas portáteis fornecidas pelos EUA principalmente. A velha escola acredita na qualificação do soldado e no poder de fogo, entendido principalmente como poder atômico.

 

Não há dúvidas que a Rússia tenha mísseis e bombardeiros capazes de atingir alvos em solo americano. Mas é preciso lembrar que os Estados Unidos evoluíram armas ainda não apresentadas. Diz-se de raios lasers poderosos, mas eu aposto mais em masers (lasers de microondas) e PEM (pulso eletromagnético).

 

A verdade é que se os EUA (o verdadeiro inimigo oculto) fornecessem mais armas ofensivas de curto alcance, de alta tecnologia, os danos nas forças armadas da Rússia seriam irrecuperáveis. Certamente, é uma estratégia, observe que não há ataques no território russo, exceto um que serviu de alerta da capacidade para escalar. Todo o combate acontece no território ucraniano.

 

Tudo é construído de forma a não fechar todas as saídas para o "animal" que ficaria ainda mais feroz. A Rússia mostra que não tem armamentos à altura dos EUA, seria uma tática? Mas tem armas nucleares... Então, a estratégia das nações da OTAN é sufocar a Rússia economicamente e, limitadamente, militarmente dentro do território em disputa. Prevê-se que a Rússia perderá metade do PIB. Se a Rússia não recuar, corre o risco de perder os territórios separatistas, inclusive a Crimeia.

 

Se não houver uso de armas nucleares, o mundo ganha. A Alemanha, que já era um exemplo em sustentabilidade, tornará ainda mais verde sua rede energética. A OTAN, que estava em crise existencial, sai fortalecida. A Europa sai mais forte, o mundo livre sai mais unido para enfrentar, finalmente, o maior inimigo da humanidade, a crise climática!

 

Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot. com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Bassani
Banner Mirante