banner dengue SMI

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Realizada a abertura da 20º Semana Cultural Indígena da Comunidade Tekoha Ocoy
  Data/Hora: 27.abr.2022 - 9h 48 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria -  Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekohá Ocoy, de São Miguel do Iguaçu, realizou na manhã desta terça-feira, 26, a abertura da 20ª Semana Cultural Indígena, evento que conta com o apoio do Governo Municipal e Itaipu Binacional e segue até sexta-feira, 29, com diversas atrações nos períodos da manhã e tarde.

 

No cerimonial de abertura, que contou com a presença de alunos de diversas escolas do município e da região, autoridades, lideranças indígenas e comunidade em geral, o grande destaque foi a apresentação do coral indígena, que apresentou cânticos e danças da cultura Avá-Guarani.

 

A diretora da Escola Estadual Indígena Teko Ñemoingo, Marli Takua Poty Ju Alves, contou que a elaboração da programação teve a ajuda de toda a equipe da escola e da comunidade. “Vamos ter uma vasta programação nessa semana com apresentações culturais, exposição de fotos contando a cultura e a origem da comunidade, comida típica, artesanato, entre outros”.

 

Para o cacique Silvano Tupãvera Sentorian é uma alegria e satisfação à realização desse evento depois de dois anos paralisado por causa da pandemia da Covid-19. “Venham nos visitar e conhecer nossa rica cultura”.

 

A Escola Municipal Pequeno Príncipe compareceu no evento com os alunos do 5º ano e a professora Jane Maria Seibert Zulian contou que há conteúdo indígena ministrado em sala de aula. “Estamos aproveitando para complementar esse conhecimento conhecendo de perto a tradição e a cultura dessa comunidade”.

 

O Colégio Cívico-Militar Tancredo Neves, de Medianeira, também marcou presença na abertura com seus alunos do 9º ano. Segundo a professora Ângela Royer, há um projeto na escola denominado ‘Consciência Indígena’ que vem de encontro à Semana Cultural da comunidade. “É preciso conhecer essa cultura para poder respeitar e admirar”.  A aluna Larissa Ribeiro Colpani foi pela primeira vez na aldeia e ficou impressionada. “O local é maravilhoso e a comunidade muito acolhedora”.

 

O representante da Itaipu Binacional, Ronaldo Juliano Pavlak, disse que a Semana Cultural Indígena representa todo um processo realizado pela Itaipu que é de valorização e manutenção dessa cultura. “É um papel importante desempenhado pela hidrelétrica em toda sua história”.

 

O professor de História das Sociedades Indígenas na América Latina, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, Clovis Antonio Brighenti, salientou que a Semana Cultural é um momento de história e de relações entre os povos. “O povo Guarani ao longo da história fez isso com muita maestria, ou seja, se relaciona bem com todos”. Atualmente dezesseis guaranis estudam na Unila e mais três vão iniciar os estudos no semestre que vem.

 

Estiveram prestigiando a abertura do evento o prefeito Boaventura Motta; o vice, Claudio Rodrigues; o presidente da Câmara Municipal, Raulique Farias; os secretários Marcelo Castro (Administração); Valcir Teixeira (Desenvolvimento Econômico); Adriana da Silva Motta (Assistência Social) e Solange Gamba Motta (Educação) e a vereadora Juliane Conti Dandolini.

 

A 20ª Semana Cultural Indígena tem por objetivo divulgar a cultura indígena, principalmente a cultura guarani da região, e é um momento importante para socializar os valores da cultura indígena, tais como a religiosidade, dança, música, artesanato e o dia-a-dia em uma aldeia.

 

Interessados em participar da programação podem agendar a presença pelo e-mail colegioteko@hotmail.com ao valor de R$ 5,00 por pessoa.  Para os visitantes que desejam almoçar no local, as reservas deverão ser realizadas com antecedência pelo fone/watts (45) 9.8433-8783.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Bassani
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios