banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Tolerância
  Data/Hora: 15.mai.2022 - 6h 45 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr 

 

Tolerar e ter paciência é mais que uma simples estratégia de boa vizinhança. É medida de profilaxia para evitar uma guerra contínua de egos, vaidades e malquerer. Quem estende o entendimento da amizade fraterna trabalha na elevação da sua consciência com a certeza de que cada um colherá o que mesmo plantou. A lei da semeadura e colheita é obrigatória, ainda que muitos preferiram semear o mal ao bel-prazer do ego. Mas, o peso do tempo faz com que haja o amadurecimento das escolhas, em especial quando a dor cansa e a falta de paz na consciência pune os transgressores. 

 

Assim, mais do que se preocupar com as falhas alheias, preocupemo-nos em olvidar as sombras e buscar a luz. A nossa luz interior do bem, do belo e da verdade universal, tal como as lições de Sócrates e de Platão. Sejamos aqueles que darão o exemplo do convívio e da palavra amiga. Aqueles que sabem estender a mão e o coração mesmo para situações desfavoráveis, pois não esqueceram da lição da pedra e da ausência de pecado ensinada pelo mestre Nazareno. 

 

Mais do que apontar falhas de terceiros, que sejamos os piores inimigos de nossas próprias imperfeições. E que tenha sempre uma palavra de incentivo e amizade aos que ainda não estão no caminho correto. Mais do que transformar o mundo à força, que tenhamos não o veneno da guerra e da discórdia, mas o antídoto da tolerância e do amor para com os nossos semelhantes. Deixemos o tempo fazer sua parte depois.

 

Paulo Hayashi Jr - doutor em administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner Einstein