banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Tolstói e o reino interior
  Data/Hora: 28.jul.2022 - 14h 31 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr ,

 

Excepcional escritor universal, Liev Tolstói foi também uma das grandes almas que compreendeu o cristianismo. Não o culto externo as convenções sociais, mas as práticas de amor, perdão e caridade que se faz no altar interior. 

 

Nascido em uma família aristocrata e devido ao falecimento dos seus genitores, ele aprendeu desde cedo o valor das virtudes e da moral como degraus para ascensão humana. Escritor famoso por meio de seus romances "Guerra e Paz" e "Anna Karenina", Tolstói sempre se manteve em contato com os camponeses, os quais serviam como exemplo de vida de trabalho e superação. Essa última vinha não pela retirada artificial dos obstáculos, mas pelo reforço do vigor e da expressão da vontade. Superar as dores e as dificuldades para realização do bem e a espontaneidade da ação é assim que os camponeses agiam. E, nesta naturalização da ação e do bem comum que o escritor percebe o projeto de perfectibilidade humana. Não é um projeto planejado racionalmente, mas feito através da inspiração em Cristo e de seguir as intuições para os valores do alto. De agir para as práticas das virtudes excelsas, não as regras convencionais. 

 

Para Tolstói, o reino de Deus está dentro de nós e cabe a cada um dar continuidade neste desenvolvimento. A renovação pessoal e o aprimoramento são as medidas para exteriorização deste domínio onde a paz e o amor são os principais convidados. Através da conquista íntima, o espelhamento ocorre de modo gradual, natural e angélico.

 

Paulo Hayashi Jr - Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Einstein