banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
No Brasil, 1,3 milhão de quilombolas estão distribuídos em 1.696 municípios
  Data/Hora: 31.jul.2023 - 6h 58 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

IBGE - Censo 2022 - A população quilombola do país é de 1.327.802 pessoas, ou 0,65% do total de habitantes. Os dados são do Censo 2022, que investigou pela primeira vez esse grupo, integrante dos povos e comunidades tradicionais reconhecidos pela Constituição de 1988. Foram identificados 473.970 domicílios onde residia pelo menos uma pessoa quilombola, espalhados por 1.696 municípios brasileiros. O Nordeste concentra 68,19% (ou 905.415 pessoas) do total de quilombolas do país.

 

No Paraná, foram recenseadas 7.113 pessoas quilombolas, o 20º grupo em termos nacionais. Em termos percentuais, é a 22º grupo, com 0,06% da população total do estado. Essa população está distribuída em 31 municípios do estado.

 

42,6% das pessoas quilombolas no Paraná estão em dois municípios, Palmas e Lapa. Porém, as pessoas quilombolas não passam de 4% da população destes dois municípios. Em termos proporcionais, a participação de pessoas quilombolas mais expressiva se localiza em Adrianópolis, onde as pessoas quilombolas são 12% da população municipal, sendo 752 pessoas. Esses são os municípios com as maiores populações quilombolas do estado.

 

Foi a primeira vez que o Censo Demográfico investigou as populações quilombolas, permitindo que estas pessoas assim se identificassem. Para preparação do recenseamento, o IBGE contou com a colaboração de outros órgãos de governo, como o Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária) e Fundação Palmares, e da sociedade civil, como a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos – CONAQ.

 

Para saber mais:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37464-brasil-tem-1-3-milhao-de-quilombolas-em-1-696-municipios-do-pais

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner Einstein