banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A nossa paz em Cristo - Orientações pessoais
  Data/Hora: 18.nov.2023 - 14h 14 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp. 

 

A consciência é o altar íntimo onde deve ser passado a limpo as ações pessoais para saber se estamos indo no caminho certo ou não. A paz interna transita necessariamente pelo crivo da consciência e de uma reflexão profunda. Ambas devem ser suas amigas cotidianas, de todas as horas, para que a moral não seja transgredida. Viver de forma digna e honesta, em paz consigo mesmo, não representa um período de dormência nas faculdades da razão ou do trabalho. Pelo contrário. É seguir os passos do mestre Nazareno em sua empreitada pela terra. 

 

Quem age com trabalho diligente e bons sentimentos consegue angariar, ao longo do tempo, os frutos doces da conquista e da realização. Viver de modo pleno se alinha com os sentimentos de progresso pessoal e de estar indo no caminho certo, com a velocidade que permite se aproximar mais de Cristo; seja aquele de seu reino interior, seja do Cristo cósmico. É a integração da paz interior com a exterior. Uma tarefa árdua e que permite a integração do indivíduo consigo mesmo e os seus semelhantes.

 

Quando se está de bem com a vida e com o mundo, há o transbordamento de sentimentos que enriquecem mais os relacionamentos e também, a vida. A existência é uma experiência ímpar que merece ser vivida com coragem e cuidados, pois, na lei de semeadura e colheita, somos aquilo que nós mesmos produzimos com as nossas ações, atitudes e pensamentos. 

 

Viver para a paz maior, o respeito a Deus e o amor ao próximo retrata o caminho seguro de um futuro que podemos nos orgulhar.

 

Orientações pessoais

 

A singeleza dos ensinamentos de Cristo requer mais vontade para sua implementação do que o brilhantismo intelectual para a compreensão. O mestre Nazareno não fez rodeios com palavras, tampouco escondeu a luz sob o alqueire do mundo. Colocou de modo simples os seus dois únicos mandamentos: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Palavras simples, mas de difícil implementação e aprendizagem prática.

 

O trabalho e a disciplina de implementar as obras em prol do amor faz com que tenhamos que nos levantar contra as nossas próprias más inclinações. Nossas pedras do passado são inúmeras e pesadas, mas não impossíveis de serem retiradas uma a uma, como em um exercício disciplinado de sacrifícios e esforços. A vontade consegue movimentar recursos que nos permite o aprimoramento a cada dia. Uma tarefa contínua de progresso e desenvolvimento que visa a maturidade e a perfeição do ser.

 

Para tornar viável e seguro este projeto, as orientações pessoais que devemos ter no mundo é de buscar as lições de Jesus Cristo para que as transições e as turbulências da existência fortaleça a nossa navegação. É essencial que tenhamos prudência, mas sem medo de seguir adiante apesar das dificuldades. Como diz o ditado, "mar calmo não forma bons marinheiros”.

 

Quem aprende a desafiar a si e a implementar sua reforma interior para a multiplicação das virtudes acelera sua aprendizagem no mundo-escola. Mais do que meros alunos, devemos aspirar a afinidade e a união com Cristo.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego