banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Papel da Itaipu na integração regional é tema de palestra magna na abertura da reunião anual da CIER
  Data/Hora: 7.dez.2023 - 20h 13 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

O diretor técnico executivo, Renato Sacramento, proferiu a palestra no primeiro dia da Reunião de Altos Executivos da Comissão de Integração Energética Regional (CIER)

 

Da Assessoria - Fotos: Sara Cheida / Itaipu Binacional - O diretor técnico executivo da Itaipu, Renato Sacramento, apresentou Itaipu como um caso de sucesso em integração energética, na abertura da 58ª Reunião de Altos Executivos (RAE) da Comissão de Integração Energética Regional (CIER), na manhã desta terça-feira (5). O encontro é organizado pela CIER em parceria com a Itaipu Binacional e acontece no Bourbon Cataratas Resort, em Foz do Iguaçu (PR), até esta quarta-feira (6).

 

 

O evento reúne especialistas e profissionais das mais variadas empresas e instituições para compartilhar experiências e discutir temas cruciais para o futuro da energia na América do Sul e Central, influenciando o avanço e a harmonização do cenário energético regional e, com isso, fortalecendo a integração e o desenvolvimento sustentável. Desde 1965, a RAE acontece anualmente em um dos 16 países que formam a CIER. Em 2024, o encontro será no Uruguai.

 

Além de Sacramento, participaram da cerimônia de abertura o presidente da CIER, Carlos Mario Caro, e o diretor técnico de Itaipu, Hugo Osvaldo Zárate Chávez. Ambos representaram os diretores-gerais brasileiro e paraguaio, respectivamente.

 

“Celebramos, em 2023, os 50 anos da assinatura do Tratado de Itaipu, um símbolo da vontade de duas nações soberanas promoverem a integração regional”, afirmou Sacramento. “Somos um exemplo de êxito de integração e da produção constante de energia, graças ao trabalho em harmonia de paraguaios e brasileiros”, complementou Zárate.

 

Segundo Mario Caro, há 50 anos Itaipu tem sido um norte para a CIER de como a integração regional funciona na prática. “Itaipu é o nosso foco de como as interconexões podem acontecer entre os países. É uma negociação que favoreceu o Brasil e o Paraguai e, agora, se destaca nos cuidados com a comunidade e na responsabilidade social”, disse.

 

Sobre a reunião, Mario Caro comentou sobre temas importantes tratados nos dois dias de evento, como a questão da regulamentação do setor, como as interconexões elétricas influenciam no planejamento elétrico dos países e até um painel sobre equidade e diversidade de gênero.

 

Exemplo da Itaipu

 

Renato Sacramento ministrou a palestra magna "Itaipu, um caso de sucesso em integração energética, produção de energia sustentável e responsabilidade socioambiental", dando um panorama geral sobre a empresa e discorrendo sobre a natureza jurídica da Itaipu, o Tratado e seus Anexos, a governança da Itaipu, sua história e seu atual papel no cenário nacional e regional. Ele também apresentou diversos dados técnicos sobre a usina hidrelétrica.

 

O diretor destacou as ações de responsabilidade socioambiental da Itaipu, como os cuidados com a água e a proteção da fauna e da flora na área do reservatório do Lago de Itaipu, o que inclui a manutenção de dez refúgios e reservas no Brasil e no Paraguai.

 

Sacramento falou sobre o Programa Itaipu Mais que Energia, que expandiu as ações de responsabilidade socioambiental da Itaipu abrangendo 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul na área de contribuição hídrica do reservatório, uma região onde vivem mais de 11 milhões de pessoas.

 

“O Programa tem quatro eixos de atuação, como saneamento ambiental e energias renováveis, e traz uma série de benefícios para a população, desde a geração de emprego e renda, aumento da qualidade de vida, até aspectos ambientais como o combate às mudanças climáticas e a preservação da biodiversidade”, afirmou o diretor.

 

Sacramento ressaltou os benefícios da integração regional, citando as complexidades de se criar uma entidade binacional, o que resulta em uma interdependência dos países envolvidos. Ele finalizou a palestra magna defendendo os benefícios que as hidroelétricas proporcionam à integração, viabilizando a inserção das fontes renováveis intermitentes.

 

Sobre a CIER

 

A Comissão de Integração Energética Regional (CIER) é uma organização não governamental de caráter internacional regional, de duração ilimitada e sem fins lucrativos, que reúne empresas e organismos do setor energético dos países membros e tem por objetivo promover e favorecer a integração do setor energético na região da América do Sul e Central por meio da cooperação mútua entre seus associados. Foi fundada em 1964 e tem sua sede internacional em Montevidéu, no Uruguai. Cada país membro é representado por um Comitê Nacional e na América Central – Caribe – por um Comitê Regional.

 

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Einstein
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Mirante
Banner pedrão 2018