banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Campanha de conscientização à hanseníase é realizada em São Miguel do Iguaçu
  Data/Hora: 6.fev.2024 - 15h 14 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, iniciou neste mês de fevereiro uma campanha de conscientização sobre a hanseníase, doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada por uma bactéria.

 

A ação compreende um questionário que será aplicado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) em todas as residências do município até o dia 09 de fevereiro. “Na sequência, os questionários deverão ser entregues para as enfermeiras de cada Estratégia de Saúde da Família realizarem a estratificação”, informou a diretora de Atenção Primária à Saúde, Ana Laura Martens da Silva.

 

Após essa estratificação, as enfermeiras vão agendar consulta médica para os casos suspeitos no dia 16 de fevereiro, que será o ‘Dia D’. “Neste dia os agentes estarão na unidade orientando e entregando panfletos aos pacientes” completou Ana.

 

A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, disse que esse trabalho é voltado para a conscientização e o rasteio de possíveis pacientes com sintomas da doença. “Se tratada corretamente é uma doença que tem cura”, explicou.

 

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são manchas (brancas avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou áreas da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolosas (a dor) e/ou tátil (ao tato); comprometimento do (s) nervo (s) periférico (s), áreas com diminuição dos pelos e do suor; sensação de formigamento e/ou fisgadas, diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés e caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Mirante