banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Casa espiritual - A essência interior
  Data/Hora: 25.mar.2024 - 15h 26 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

 

Cada ser humano é um templo sagrado de Deus. Uma construção erguida sob o prumo de ascensão à luz. Assim como uma residência, é necessário assumir a responsabilidade tanto pela limpeza, quanto pelo desenvolvimento do patrimônio. Todavia, mentes inertes deixam crescer ervas daninhas que podem tomar conta do quintal. Outros já não fazem a devida manutenção e as rachaduras aparecem como veias expostas, fruto do descaso e da leviandade. Somente alguns poucos se dirigem com zelo à renovação interior para que o edifício prospere. Assim, quem trilha o caminho do autoconhecimento e da caridade consegue levantar outros cômodos para expandir a residência até se transformar em legítimo castelo interior.

 

Todavia, a jornada é longa, pois nunca sabemos de nossas curvas e erros anteriores. Para alguns mais felizes, os débitos são menores. Para outros, nem tanto. Mas o trabalho começa desde agora e quanto antes despertar para a necessidade do refazimento, melhor.

 

É o sagrado convite do apóstolo Pedro para uma vida meritória: "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo" (2:5). Ou seja, o potencial está em nós, assim como o convite de uma vida de ascensão. É preciso apenas despertar e iniciar os trabalhos da realização do bem para o engrandecimento do mundo. Quem trabalha transforma tanto o mundo exterior, quanto a si mesmo. Enfim, o trabalho honesto e digno engrandece o ser, pois o polimento do espírito  passa também pelo crivo do ofício com amor e sabedoria

 

A essência interior

 

O aprimoramento pessoal é processo de luta do indivíduo consigo mesmo. De identificar suas más tendências, de anular o ego, de extirpar de seu interior as conversas intrapessoais negativas, ao mesmo tempo que insere sementes de luz no campo mental. É uma batalha constante, pois é uma jornada tanto de autoconhecimento quanto de autodesenvolvimento. É vital que a pessoa perceba em si mesmo os problemas, os quais podem vir refletidos na maneira como olhamos e tratamos os outros. Como em uma superfície de um lago, os pensamentos e as ideias geram repercussões nas ações e atitudes frente os desafios do mundo. A capacidade de se auto-observar e mudar aos resultados das ações permite a cada dia ser melhor que ontem.

 

Refletir, meditar e orar são maneiras salutares e organizadas para buscar esta transposição dos obstáculos e empecilhos pessoais. Pela reflexão conseguimos identificar os pontos chaves, assim como as possíveis causas de erros e imperfeições. Conforme se avança no projeto de aprimoramento, novos desafios chegarão. Por meio da meditação se obtém o foco e a clareza de ideias necessárias para o avanço do ser sobre suas agruras. É a definição das estratégias pessoais de modo a otimizar tempo e recursos para que as mudanças venham a contento. Por último, por meio da oração vem a energia e a determinação que arrebatam a inércia e mantém a disciplina bem-quista do passo justo.

 

O fruto do aprimoramento é o tesouro imortal que consagra nossa essência interior e que dará testemunha, na hora certa, de nossas lutas e vitórias.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner violência se limite
Bassani