São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  PREPARATIVOS PARA A COPA: Oeste cria Comitê Brasil Orgânico e Sustentável  
  Publicado em 29 de Abril de 2013  
       
 

 
 
 
PREPARATIVOS PARA A COPA: Oeste cria Comitê Brasil Orgânico e Sustentável

Grupo tem como missão envolver novos parceiros e manter o legado após a Copa de 2014

 

Ciliany Perdoná

AI: Conselho dos Lindeiros

 

Representantes das principais cooperativas e associações de produtos orgânicos da agricultura familiar da região atenderam ao chamado da Itaipu Binacional e participaram, na sexta-feira (26), no Refúgio Biológico Bela Vista, de uma reunião de alinhamento sobre as ações para a Copa Brasil Orgânico e Sustentável.

 

Cooperativas e associações de produtores de orgânicos reunidos com Itaipu, FPTI e MDS para novos desafios: fortalecimento do setor

 

O diálogo, conduzido pelo engenheiro agrônomo, João José Passini, que representa a Itaipu Binacional no conselho fiscal da Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos), contou com a participação de representantes do setor do Turismo Sustentável da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e da assessora de gabinete da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Laura de Souza, que detalhou a campanha voltada à promoção e o desenvolvimento da produção de produtos orgânicos e sustentáveis no período da Copa 2014.

 

Segundo Laura, Foz do Iguaçu é a primeira cidade que entrou em contato com o MDS para obter mais informações sobre o assunto e fortalecer o setor de orgânicos, com a lógica de manter o legado após a Copa de 2014. “Vocês estão de parabéns pela iniciativa. Acreditamos que a ação de Foz do Iguaçu vai atrair e mobilizar a própria cidade-sede de Curitiba para o projeto que visa à ampliação, qualificação e diversificação dos canais de comercialização de produtos orgânicos”, disse. Para Passini, o encontro foi uma excelente oportunidade para o aprendizado e o fortalecimento do projeto regional. “Hoje, podemos avaliar que os produtores estão mais conscientes e preparados para novos desafios”, reforçou Passini.

 

O representante das cooperativas Coafaso e Cooperfam, Bladmir Lazzarini, destacou a união como fator principal para que o setor ganhe força. “Precisamos somar; formar e firmar o casamento entre os produtores e o mercado consumidor. Dessa forma todos saem ganhando”.

 

Alinhamento

Após formarem o grupo de trabalho que irá conduzir as ações do Comitê Brasil Orgânico e Sustentável da Região Oeste do Paraná, os envolvidos decidiram envolver novos parceiros nas próximas reuniões.

 

Segundo Passini, o próximo encontro será no dia 17 de maio, às 8h30, em local a ser definido. A ocasião será marcada pela entrega do plano de trabalho.

O grupo de trabalho é formado por Marcel Bonfada (FPTI); Alan Coutinho (Coopercam); Sérgio Angheben (Itaipu Binacional); Wagner Grazziero (Coofamel e Biolabore) e Bladimir Lazzarini (Coafaso e Cooperfam).

 

Fique por dentro

A região da BP3 detém o maior número de produtores de orgânicos do estado. Dos 32 mil agricultores da região, 1.200 são produtores orgânicos ou em fase de transição.

 

No Paraná, o mercado responde por 15 mil empregos diretos no campo. São 5.300 produtores paranaenses que trabalham com orgânicos. O consumo desses produtos cresce 30% ao ano no Brasil, sendo que o país, segundo dados do Censo Agropecuário de 2009, apontou que o número de produtores orgânicos representava 1,8%, ou seja, 90.497 do total de estabelecimentos agropecuários.

 

(((fotos)))

 

Foto – (reunião)

 

Foto – (Passini)

João José Passini ladeado pela assessora do MDS, Laura de Souza e o engenheiro agrônomo de Itaipu, Sérgio Angheben

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com