São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  CAB é apresentado em Goiás e atrai grupo para intercâmbio de ideias  
  Publicado em 21 de Maio de 2013  
       
 

 
 
 
CAB é apresentado em Goiás e atrai grupo para intercâmbio de ideias

Representes do governo goiano e do Sebrae buscam modelos de boas práticas socioambientais para recuperar a bacia do Ribeirão João Leite, utilizada para o abastecimento público de Goiânia

 

Ciliany Perdoná

AI Conselho dos Lindeiros

 

O gerente do programa de Desenvolvimento Rural do Sebrae Goiás, Joel Rodrigues Rocha integrou o grupo formado pelo superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente (SEMARTH), Bento de Godoy Neto e o secretário executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás (Conesan), e supervisor de Segurança Alimentar da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Nirlan Arruda de Abreu, que chegou a Foz do Iguaçu na segunda-feira (20), para conhecer de perto as ações do Programa Cultivando Água Boa (CAB).

 

Grupo de Goiás conhece de perto as ações do CAB. “Bons exemplos precisam ser seguidos”, disse o superintende de Recursos Hídricos da SEMARTH, Bento de Godoy Neto (de camisa branca)

 

A visita foi motivada após a participação do superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Jair Kotz, no 1º Seminário Estadual de Recursos Hídricos, realizado de 24 a 26 de abril, no município de Caldas Novas. Segundo Kotz, a apresentação das ações e resultados do CAB chamou a atenção do público formado por representantes de mais de 80 municípios de Goiás. “Foi uma experiência muito positiva, tanto que fomos abordados no final da palestra por vários prefeitos e representantes de órgãos governamentais que expressaram o desejo de virem para a nossa região para trocar experiências, conhecer as iniciativas e, se possível, adaptar algumas ações à realidade do estado de Goiás”.

 

Após o diálogo com Kotz, na sala de reuniões da Diretoria de Coordenação, o grupo seguiu o cronograma de visitas para conhecer alguns projetos desenvolvidos na usina na área de plantas medicinais e piscicultura. Na terça-feira (21), eles seguiram para Vera Cruz do Oeste, município que conta com uma propriedade modelo na produção de plantas medicinais. Em Entre Rios do Oeste eles visitaram o ponto de pesca e conversaram com os produtores de peixe.

 

Bom exemplo

De acordo com o superintende de Recursos Hídricos da Semarh, Bento de Godoy Neto, em fevereiro deste ano, o governo de Goiás e vários parceiros lançaram o Plano de Trabalho do Programa Produtor de Água da bacia do João Leite. A bacia que hoje apresenta grande potencial erosivo, conforme diagnóstico da Agência Nacional de Águas abrange área de 761 quilômetros quadrados, com aproximadamente 130 quilômetros de extensão, entre sete municípios: Goiânia, Anápolis, Neópolis, Ouro Verde de Goiás, Goianápolis, Campo Limpo e Terezópolis de Goiás.

 

A meta, segundo ele, é propor estratégias para o aumento da disponibilidade e a melhoria da qualidade da água da bacia do Ribeirão João Leite utilizada para o abastecimento público de Goiânia. “Temos um grande desafio e estamos em busca de bons exemplos”, ressaltou. Segundo Neto, o Cultivando Água Boa surpreende pelo grande envolvimento comunitário. “As pessoas ajudam a construir as metas e, talvez seja este o ponto que difere dos demais programas. O pacote de ações não chega pronto, ele é construído com a comunidade. Sem dúvida, um exemplo admirável”, pontuou.

 

(((fotos)))

 

Foto – (Jair)

O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Jair Kotz, apresenta o CAB durante seminário em Goiás: novas possibilidades

 

Foto – (grupo)

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com