São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  REGIÃO: Gestão das praias foi tema central da assembleia dos lindeiros  
  Publicado em 24 de Outubro de 2013  
       
 

 
 
 
REGIÃO: Gestão das praias foi tema central da assembleia dos lindeiros

Comissão será instituída para levantar dados quanto à gestão dos balneários.  “Devido ao vandalismo, o investimento é alto e o retorno financeiro é mínimo”, disse o presidente do Conselho dos Lindeiros, Jucerlei Sotoriva

 

Ciliany Perdoná

AI: Conselho dos Lindeiros

 

Na próxima semana, os municípios lindeiros ao lago de Itaipu que contam com praias artificiais terão que indicar as pessoas que irão compor a comissão que irá deliberar sobre o futuro da gestão desses espaços.

 

A princípio a comissão será formada por membros do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Agência de Desenvolvimento do Turismo Integrado (Adetur), Itaipu Binacional e prefeituras da região. Na sequência, a intenção é convidar o Ministério Público, os órgãos ambientais e segmentos dos governos estadual e federal para o diálogo. A ação foi definida em assembleia realizada na quinta-feira, 24, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu.

 

De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva (Juce), a primeira ação será fazer o levantamento detalhado de todas as ações e custos que envolvem os balneários. “A problemática quanto à manutenção das praias é uma questão que está sendo levantada há alguns anos pelos gestores municipais. Devido ao vandalismo, o investimento é alto e o retorno financeiro é mínimo”, disse Juce ao citar que Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu já manifestaram interesse em devolver a área para a Itaipu Binacional. A gestão privatizada desses espaços é um dos pontos a ser debatido.

 

O prefeito de Mundo Novo (MS), Humberto Carlos Ramos Amaducci, disse que em seu município a situação não é diferente. “A infraestrutura é pequena pelo montante de valor que temos que investir todo ano em manutenção. Por isso, queremos dialogar junto com a Itaipu”, resumiu.

 

Presente na reunião, o superintendente de Gestão Ambiental da binacional, Jair Kotz, destacou o interesse de Itaipu em estar dialogando junto com os municípios para que a melhor saída seja encontrada. “O primeiro passo certamente é levantar dados e informações para que possamos ter um diálogo mais consistente e abrangente. Não podemos esquecer que as praias são os cartões postais de nossa região e que agregam, além de um espaço de lazer, a história e a cultura do nosso povo”.

 

Na pauta

Ainda na programação, houve a apresentação dos convênios e parcerias com o PTI, bem como a visita aos projetos desenvolvidos.

 

A divulgação da Expedição Rio São Francisco Verdadeiro, que será realizada de 3 a 9 de novembro, envolvendo oito municípios da região e o lançamento do 2º Festival das Águas, que irá reunir compositores dos municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), integrou a pauta da reunião.

 

A primeira edição do festival aconteceu em 2009. Este ano, o tema escolhido foi Um Novo modo de ser Para a Sustentabilidade. As classificatórias estão marcadas para os dias 14 e 15 de novembro, em Medianeira, e a final para 21 de novembro, no Encontro Cultivando Água Boa, em Foz do Iguaçu.

 

Serão R$ 15 mil em prêmios que serão entregues aos vencedores no dia 22 de novembro, com a apresentação das canções.

 

Participaram

Estiveram presentes os prefeitos Humberto Carlos Ramos Amaducci, de Mundo Novo (MS), e Miguel Bayerle, de Itaipulândia, além do secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jaime Nelson Nascimento; o presidente da Adetur, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira; o analista em Turismo do PTI, Marcel Bonfada e secretários municipais da região.

 

(((foto)))

 

Foto – (Jair)

Jair Kotz: “Vamos dialogar junto com os municípios para que a gestão das praias seja equacionada da melhor forma possível”

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com