São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu lança plano de trabalho para 2014  
  Publicado em 28 de Fevereiro de 2014  
       
 

 
 
 
Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu lança plano de trabalho para 2014

Documento foi assinado nesta sexta-feira (28) com a presença do diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, e do superintendente de Comunicação, Gilmar Piolla.

 

As entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu lançaram nesta sexta-feira (28), no hotel Recanto Cataratas, o plano de trabalho para 2014. O plano anual está previsto no acordo de cooperação técnica assinado em agosto do ano passado e que define as responsabilidades de cada órgão em projetos de infraestrutura e divulgação dos atrativos do Destino Iguaçu.

 

O trabalho foi apresentado pelo secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento. Também assinaram o documento o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; o prefeito de Foz, Reni Pereira; o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla; o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo Angeli; e o secretário administrativo do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), Enio Eidt.

 

De acordo com Nascimento, o plano está baseado em quatro eixos: gestão; ações estruturantes; ações de marketing e mercado; e educação e formação. Cada eixo reúne uma série de atividades que serão realizadas ao longo do ano. “Estamos reforçando muito a questão do planejamento”, explicou.

 

Gilmar Piolla lembrou que 2014 é um ano particularmente especial para Foz do Iguaçu, com as comemorações do centenário da cidade, dos 75 anos do Parque Nacional do Iguaçu e os 40 anos de Itaipu. Além disso, o ano será de grandes eventos esportivos, como o mundial de caratê, que ocorrerá em Foz no mês de maio, o mundial de rafting, no final de agosto, a meia maratona e a própria Copa do Mundo de Futebol.

 

“Os eventos esportivos têm sido a ponta de lança da nossa estratégia de marketing e também de divulgação do Destino Iguaçu por meio de mídias espontâneas”, comentou Piolla. “Por exemplo: teremos a Copa do Mundo e conseguimos trazer a seleção da Coreia do Sul para treinar em Foz do Iguaçu. Essa é uma oportunidade ímpar para ativarmos o mercado asiático, que é o mercado que lidera os gastos mundiais com turismo”, completou.

 

Para Enio Eidt, o plano de trabalho abre um novo ciclo para o setor do turismo. “A gestão integrada é um sucesso, com resultados excelentes para a cidade, e a expectativa é de termos um dinamismo ainda maior”, declarou.

 

Paulo Angeli lembrou que, antes da gestão integrada, o turismo de Foz do Iguaçu apresentava graves dificuldades. Segundo ele, a partir de 2007 as coisas começaram a melhorar e Itaipu exerceu um papel importante nesse processo. “Tivemos a felicidade de ter na Itaipu um gestor com visão social como é o caso de Jorge Samek”, elogiou.

 

 

Para entrar na história

Jorge Samek citou que 2013 foi o melhor ano da história de Itaipu, com a produção recorde de 98,6 milhões de MWh. O Destino Iguaçu, acrescentou, seguiu a mesma tendência, acumulando recordes de visitação. “Tudo isso graças a esse trabalho [da gestão integrada].”

 

O diretor-geral de Itaipu relacionou ainda outros fatores que, somados, ajudam a impulsionar o turismo na região – como o bom momento da agricultura, carro-chefe da economia do oeste do Paraná, e o crescimento acelerado do vizinho Paraguai.

 

“O Paraguai vai virar a Singapura da América do Sul, pelas condições que o país tem: impostos, questões trabalhistas, energia, localização, os arranjos que existem no Mercosul e os acordos que eles fizeram com a União Europeia”, disse.

 

Para o prefeito Reni Pereira, esse bom momento da cidade e região vai continuar produzindo boas notícias. “O ano de 2013 foi bom para Foz do Iguaçu e foi bom para o Brasil. E com certeza essas características da nossa região vão ajudar o Brasil e neste ano [de 2014] não será diferente”, apostou.

 

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 16,9% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 70% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com