São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Prêmio Weps Brasil 2014 anunciará vencedoras no dia 31 de março  
  Publicado em 25 de Março de 2014  
       
 

 
 
 
Prêmio Weps Brasil 2014 anunciará vencedoras no dia 31 de março

Das 186 empresas que participaram da premiação, 17 receberão medalhas ou menções honrosas, numa solenidade em Curitiba

 

Os nomes das vencedoras do Prêmio WEPs Brasil 2014 - Empresas Empoderando Mulheres serão anunciados no próximo dia 31 de março, numa solenidade em Curitiba. A cerimônia está marcada para as 19h, no Teatro Positivo.

 

São 32 finalistas de um total de 186 participantes do prêmio, que visa promover a cultura da igualdade de gênero entre as empresas brasileiras e que tem por base os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, do inglês Women’s Empowerment Principles).

 

As vencedoras serão conhecidas na cerimônia de premiação: 17 delas receberão premiação nas categorias ouro, prata e bronze ou menção honrosa. A iniciativa é da Itaipu Binacional, desenvolvida em conjunto com o Portal Tempo de Mulher e o Espaço das Mulheres Executivas do Paraná (MEX-PR), com a parceria de diversas empresas e instituições.

 

A solenidade, que será bastante concorrida, terá a participação de CEOs e diretores das empresas que participaram do processo de criação do prêmio, de autoridades e de convidados especiais - homens e mulheres responsáveis por promover e incentivar uma cultura de equidade para trabalhadores e trabalhadoras no mercado de trabalho.

 

Já está confirmada a participação do presidente do Pacto Global no Brasil, Jorge Soto; da diretora da ONU Mulher, Nadine Gasman; da diretora da Global Reporting Initiative (GRI), Glaucia Térreo; da presidente do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo; do diretor do Planeta Sustentável, Caco de Paula; e da jornalista e empresária Ana Paula Padrão, responsável pelo Portal Tempo de Mulher.

 

Há duas semanas, em Nova York, o diretor executivo do Pacto Global, Georg Kell, elogiou a iniciativa do Prêmio WEPs Brasil para disseminar os princípios de empoderamento das mulheres em território nacional. Kell é também uma das personalidades aguardadas para o evento.

 

Prêmio e experiência

Em 2013, a Itaipu recebeu o WEPs Leadership Awards, o que incentivou a empresa criar o WEPs Brasil 2014, como uma forma de propagar essa cultura entre as empresas brasileiras de todos os portes.

 

O que também contribuiu foi a bagagem acumulada de dez anos de trabalho voltado para a equidade. Desde 2003, Itaipu tem um programa voltado para essas questões.

 

Inscritos

O prêmio recebeu na primeira fase 186 inscrições. Desse total, 75 foram classificadas na etapa de elegibilidade, das quais 35 são pequenas e microempresas, 21 são de grande porte e 19 de médio porte.

 

Todas as regiões brasileiras estão representadas: 40 empresas provêm da Região Sul, 25 do Sudeste, quatro do Nordeste, três do Norte e três do Centro-Oeste.

 

 “A grande adesão e a diversificação de empresas inscritas de diferentes regiões mostram que o empresariado brasileiro vem se preocupando em promover a equidade de gênero entre seus públicos interno e externo”, diz a diretora financeira executiva da Itaipu Binacional, Margaret Groff, idealizadora da premiação.

 

Cultura e parcerias

O Prêmio WEPs Brasil 2014 visa incentivar e promover a equidade de gênero e o empoderamento da mulher nas pequenas, médias e grandes empresas brasileiras. A iniciativa é uma realização da Itaipu Binacional e do portal Tempo de Mulher, da jornalista e empresária Ana Paula Padrão, em parceria com a Rede Brasileira do Pacto Global e a ONU Mulheres Brasil.

 

O Prêmio é reconhecido pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres mundial, criadores dos Princípios de Empoderamento das Mulheres. Mais informações sobre o prêmio em: www.premiowepsbrasil.org.

 

Parcerias

A iniciativa conta com o apoio institucional do Sistema Federação das Indústrias do Paraná – Fiep (que reúne o Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi – IEL), Sebrae, Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e ABRH-Paraná, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e Assespro-Paraná, Câmara Americana de Comércio de Curitiba (Amcham–Curitiba) e Fundação Coge (Funcoge).

 

O apoio técnico é da Fundação Dom Cabral (FDC), do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul/Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Os parceiros de Mídia são Gazeta do Povo, Gazeta Maringá, Jornal Brasil Econômico, Jornal de Londrina, Tribuna do Paraná, Paraná Online e Revista Nacional de Tecnologia da Informação (RNTI).

 

O que são os WEPs?

Em 2010, a ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU lançaram, em parceria, os Princípios de Empoderamento das Mulheres: Igualdade significa negócios (Women’s Empowerment Principles – WEPs), cujo objetivo é ajudar as empresas a criarem ou adaptarem as políticas e práticas existentes para concretizar o empoderamento das mulheres.

 

Baseados nas políticas e práticas de empresas líderes de diferentes setores de todo o mundo, os princípios propõem uma abordagem prática para o avanço das mulheres e indicam o caminho para um futuro que seja simultaneamente mais próspero e mais justo para todos e todas.

 

O grupo de princípios foi elaborado a partir de um processo internacional de consulta. Para aderir à iniciativa, as empresas devem assinar a Declaração de Apoio de CEOs, disponível em www.weprinciples.org.

 

Ao implementar os WEPs, as empresas estarão empregando um grupo padronizado de parâmetros e indicadores para medir o desempenho e o progresso no empoderamento das mulheres. Isto permite identificar lacunas nas políticas e procedimentos existentes e incluí-las no plano de ação da empresa, e até mesmo comparar o seu desempenho em relação às concorrentes.

 

Conheça os sete princípios:

1. Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.

2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.

3. Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.

5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres.

6. Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa.

7. Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade de gênero.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com