São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Copel cai 11 posições no ranking nacional de distribuição de energia  
  Publicado em 15 de Abril de 2014  
       
 

 
 
 
Copel cai 11 posições no ranking nacional de distribuição de energia

“A Copel vem deixando a desejar com apagões constantes, cortes de energia e falta de pessoal para reestabelecer a distribuição normal de energia”

 

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou o Ranking das Concessionárias de Distribuição de Energia Elétrica do Brasil em relação à qualidade do serviço prestado e 2013. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) está entre as 35 concessionárias consideradas de grande porte e na classificação geral ficou na 16ª posição, segundo Nota Técnica nº 0021, de 24 de março de 2014. A situação é preocupante, já que em 2012, na Nota Técnica nº 0054, de 25 de abril, ela ocupava a 5ª posição.

 

A avaliação é elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade, formado a partir da comparação dos valores apurados da Depuração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e da Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC). “A Copel vem deixando a desejar com apagões constantes, cortes de energia e falta de pessoal para reestabelecer a distribuição normal de energia”, reclamou o deputado estadual Nelson Luersen, que há mais de um ano vem pedindo a elaboração de uma Política de Eletrificação Rural no Paraná. Em recente discurso em plenário, Luersen lembrou que o setor rural tem enfrentado prejuízos por conta dos apagões que chegam a durar 14 horas no Sudoeste. No Litoral, não são raros os casos de falta de energia em temporada.

 

Entre os motivos dos constantes apagões e da perda de desempenho da Copel em onze posições no ranking nacional em apenas dois anos, Luersen destacou a falta de pessoal, o incentivo à aposentadoria dos atuais quadros funcionais para reduzir despesas, corte de benefícios aos servidores (com a retirada de horas extras) e a redução de investimentos nas linhas de distribuição de energia de todo o Paraná. O parlamentar enfatizou a necessidade de se instalar luz trifásica no campo e fazer manutenções periódicas, com revisões constantes nas redes elétricas e troca de transformadores. 

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com