>> Quando Foz do Iguaçu completou seu centenário, entidades firmaram acordo pensando no desenvolvimento regional do turismo.
Na ultima terça feira (10), Foz do Iguaçu festejou o seu Centenário. No ritmo desta comemoração, e com a presença de diversas autoridades e empresários regionais, foi inaugurado o produto turístico da Terra das Cataratas e do Complexo Turístico de Itaipu, o Porto Kattamaran. Operado pelo grupo Macuco Safari, o empreendimento conta com um belo restaurante panorâmico com vista para o Lago e passeios diários de Kattamaran que percorrerão o reservatório nas proximidades da barragem.
Durante o evento, também foi selado um importante marco visando o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística na região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu. O diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek e o diretor presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, assinaram um Termo de Cooperação entre as duas entidades, em prol do desenvolvimento de ações, programas e projetos de interesse e objetivos comuns para toda a região turística.

Momento da assinatura do Termo de Cooperação para buscar o desenvolvimento do turismo regional. O ato foi firmado durante a inauguração do Porto Kattamaran em Foz do Iguaçu.
Para Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, esse é um momento histórico para a região Oeste, pois é através de ações com a força de órgãos como a Itaipu Binacional que iremos fomentar e desenvolver o turismo na região. “Além de Foz do Iguaçu, os demais municípios possuem grandes potenciais no turismo e precisamos que os turistas cheguem até esses locais. Só conseguiremos alcançar o desenvolvimento unindo forças entre os municípios”, afirma o presidente da Adetur.
Para o presidente da Adetur, essa cooperação significa um estreitamento da região com a Itaipu Binacional para desenvolver projetos focados ao turismo, mas com uma interação regional, divulgando a região, esportes náuticos, aventura, eventos que serão elaborados através de um plano de trabalho. Esse convênio prevê cooperação técnica, pessoas, projetos e recursos financeiros.
Em seu discurso durante o evento, Jorge Samek, reforçou que o lançamento deste empreendimento irá fortalecer ainda mais a exploração do Lago de Itaipu para o Turismo. Samek destaca ainda o grande potencial turístico dos municípios da região, principalmente entorno do Lago de Itaipu, e referencia o turismo rural como uma atividade a ser fortalecida, pois segundo ele, é a característica da região.
Cooperação
Tendo em vista que faz parte da missão institucional da Itaipu Binacional impulsionar o desenvolvimento turístico regional e, da Adetur Cataratas e Caminhos desempenhar seu papel como instância de governança regional definida pelo Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, esse ato sela a importância da sinergia da atuação conjunta e os interesses convergentes, voltadas ao desenvolvimento de ações estratégicas e prioritárias para que o turismo se desenvolva de forma sustentável na região.
O próximo passo é a elaboração do plano de trabalho que irá contemplar e delinear as ações com foco no planejamento coordenado e participativo. O convênio, com início previsto para o próximo ano, terá no seu planejamento atividades voltadas a planejamento estratégico do turismo, divulgação e promoção da região e seus atrativos, captação de eventos, atração de investimentos públicos e privados, promoção da educação para o turismo, elaboração de projetos de infra-estrutura, qualificação e certificação dos equipamentos e serviços turísticos, produção de informações, pesquisas e estudos turísticos, desenvolvimento e integração regional e demais áreas de interesse turístico.
FOTOS: