São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Curso de Relações Internacionais e Integração da UNILA obtém reconhecimento do MEC  
  Publicado em 9 de Setembro de 2014  
 
   
 
 
 
Curso de Relações Internacionais e Integração da UNILA obtém reconhecimento do MEC

O curso de Relações Internacionais e Integração da UNILA foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 4 (numa escala de 1 a 5), em resultado divulgado na última sexta-feira (5). Este foi o segundo curso da Universidade a passar por reconhecimento. A visita de avaliação foi realizada no período de 27 a 30 de agosto por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Na avaliação são observados pontos relacionados à organização didático-pedagógica, ao corpo docente, aos discentes, técnico-administrativos e instalações físicas. O pró-reitor de Graduação, Marcos Xavier, considerou o resultado excelente. “É um sinal de que o curso está caminhando bem. Foram destacados alguns problemas quanto à infraestrutura que precisamos resolver, mas o resultado é bastante significativo, com muitos elogios ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e engajamento de todos, como aconteceu com o curso de Música", afirmou. O PPC foi considerado pelos avaliadores como moderno, inovador e coerente com a missão institucional da UNILA.



A professora Tereza Spyer, presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que está no curso há três anos, recebeu a notícia com bastante felicidade. "Isto mostra que estamos indo para o caminho certo", pontuou. "A atuação do NDE na realização do próprio PPC foi destacada e também a metodologia utilizada no desenvolvimento de atividades do curso, que é mais comprometida com a formação de sujeitos autônomos", analisou a professora.



O curso

Relações Internacionais e Integração conta com o envolvimento de 24 docentes nas disciplinas da grade curricular, inclusive do Ciclo Comum de Estudos. O curso teve início na UNILA em 2010 e formou sua primeira turma em agosto deste ano. Atualmente, são 141 alunos matriculados, provenientes de diversos países latino-americanos. Um diferencial é o olhar entre os estudantes, cada um com seus laços nacionais, o que forma um conhecimento compartilhado e construído. O curso formará analistas internacionais especialmente habilitados para atuar em órgãos públicos ou privados em todos os países.



Avaliação

O primeiro curso da UNILA avaliado pelo MEC foi Música, que foi reconhecido e recebeu a nota 4. Já foram avaliados também Geografia, Antropologia, Ciências da Natureza e Desenvolvimento Rural. O resultado referente a esses quatro cursos deve ser divulgado em breve. A partir de quarta-feira (10), o curso de Ciência Política começará a ser avaliado.



As graduações em Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Energias Renováveis, Ciências Biológicas, Cinema e Letras – Expressões Linguísticas e Literárias e Letras – Artes e Mediação Cultural também serão avaliadas em 2014.

 
 

 

 

 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com