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  Projeto da UNILA apresenta ensino experimental sobre fenômenos naturais a professores da rede pública  
  Publicado em 22 de Setembro de 2014  
       
 

 
 
 
Projeto da UNILA apresenta ensino experimental sobre fenômenos naturais a professores da rede pública

Teve início em setembro a primeira oficina de formação do projeto de extensão da UNILA “Ensino-Aprendizagem Multidisciplinar do Microcosmo ao Macrocosmo”. A iniciativa pretende apresentar aos professores da rede pública de ensino da região novas práticas didático-pedagógicas ligadas aos fenômenos naturais. No total, serão mais três oficinas temáticas até o fim do ano, com atividades de estudo e experimentação.


O objetivo é despertar o interesse pelo ensino experimental e motivar a realização de aulas práticas nas escolas. É um projeto que visa levar a ciência experimental à comunidade, e acreditamos que os professores que atuam no ensino fundamental e médio são ferramentas essenciais nesse processo”, explica a docente de Física da UNILA, Kelly Sossmeier, que coordena o projeto com a professora da Unioeste, Tanise Knakievicz.



Em cada oficina temática são apresentadas dez práticas de estudo e experimentação. Os professores levam, além do conhecimento, roteiros descritivos de como realizar as atividades. Nesse material também estão incluídas sugestões de materiais alternativos e de baixo custo que podem ser usados nos experimentos. “Queremos que os professores, motivados pelo estudo aqui realizado, se assim desejarem, tenham condições de realizar as experiências em suas aulas”, pontua a professora Kelly.


Primeira oficina


Na primeira oficina, os professores realizaram práticas com o tema “Experimentando com a água e suas propriedades”. Trabalhos com fenômenos como a eletrólise da água e a identificação de ph foram algumas das atividades multidisciplinares, que envolvem, principalmente, as áreas de Física, Química e Biologia. “A oficina é uma forma de atualização. É, também, uma oportunidade de revisarmos as práticas, uma vez que, com o passar dos anos, elas vão mudando”, diz o professor Cláudio Ghellere, técnico pedagógico de Biologia do Núcleo Regional de Educação (NRE).


Projeto na UNILA

O projeto teve início em 2012 e ,atualmente, conta com a colaboração de uma equipe multidisciplinar, integrada por estudantes e docentes da UNILA. O projeto vem sendo realizado em parceria com o NRE de Foz do Iguaçu, que faz a inscrição dos professores, além do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho e da Estação Ciência, do PTI.




 
 
 
 
     
 

 
 
     
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