São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Foz do Iguaçu participa da Conferência Estadual de Cultura  
  Publicado em 10 de Outubro de 2014  
       
 

 
 
 
Foz do Iguaçu participa da Conferência Estadual de Cultura

Encontro acontece neste sábado, em Toledo, para eleger o Conselho de Cultura do Paraná – Foto: Ivan Ygor Kramer de Jesus.

Fonte: Conselho Municipal de Cultura de Foz - Neste sábado (11), artistas, produtores e gestores culturais iguaçuenses participam da Conferência Estadual de Cultura, na cidade de Toledo (PR). O encontro é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec) e irá reunir ativistas e a comunidade da Macrorregião Oeste para a eleição dos novos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura (Consec).


A mobilização dos produtores culturais garantiu a inscrição de 56 eleitores da cidade de Foz do Iguaçu durante o processo, das áreas de teatro, dança, música, culturas populares, entre outros segmentos. Além disso, o município indicou os produtores Amilton Farias (Projeto New For Life) e Sandra Schiavini (SDS Cia. Teatral), titular e suplente, respectivamente, para concorrer à vaga regional no Consec, selecionados durante reunião pública promovida pela Fundação Cultural.

Este ano, oito regiões histórico-culturais do Paraná sediam os encontros para a eleição do Conselho Estadual de Cultura, sendo, Francisco Beltrão, Toledo, Ponta Grossa, Maringá, Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Londrina e Guarapuava. Nestes eventos macrorregionais, também serão escolhidos os representantes de dez áreas artísticas e culturais, totalizando 18 conselheiros da sociedade civil para cumprir mandato de dois anos.

“Precisamos aproximar a atuação do Conselho Estadual de Cultura às demandas das cidades e dos agentes culturais paranaenses. Por isso, estamos incentivando a participação de Foz do Iguaçu nesse processo de discussão e de definição”, informa Arinha Rocha, diretora de Cultura da Fundação Cultural.

Com quinze indicações, o Oeste é a região com o maior número de candidatos à representação macrorregional. Além de Foz do Iguaçu, disputam uma única vaga de titular agentes culturais dos municípios de Cascavel e Palotina.

“O nosso nome foi indicado para representar o desejo coletivo de renovação do Conselho Estadual de Cultura, por meio de uma atuação participativa e independente, sempre em diálogo com a comunidade de Foz do Iguaçu e da região”, diz Amilton Farias, concorrente ao Consec.

Conselho – Criado pela Lei 17063/12, o Conselho Estadual de Cultura é composto por 36 membros, escolhidos de forma paritária entre os representantes da sociedade civil e do Poder Público.

O Consec tem o papel de fiscalizar a execução dos projetos culturais e a ampliação dos recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas de forma autônoma e independente.

 

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com