São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  PROJETO ÁGUA: CONHECIMENTO PARA GESTÃO  
  Publicado em 4 de Novembro de 2014  
       
 

 
 
 

Oficina apresenta ferramentas tecnológicas gratuitas que permitem abordagem do tema 'água' de forma diferenciada em sala de aula

 

Por meio das atividades educativas “Água em Jogo” e “Água em Curso”, escolas e instituições que atendem adolescentes entre 12 e 18 anos têm a oportunidade de trabalhar a temática “água” de uma forma diferenciada.

 

Uma vez que são os jovens os futuros usuários e gestores das águas, a Agência Nacional de Águas, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e Itaipu Binacional, por meio do Projeto "Água: Conhecimento para Gestão", desenvolveram um jogo eletrônico e uma capacitação para conscientizar a respeito dos conflitos e dificuldades relacionadas ao uso e conservação das águas, a fim de despertar o interesse no assunto, formando novas lideranças entre os jovens.

 

As atividades são gratuitas e online. A escola interessada só precisa possuir computadores com acesso a internet. Para o professor é uma maneira de abordar o tema “água” de forma mais atrativa, por envolver linguagem lúdica e o uso de recursos tecnológicos, em especial a gameficação (uso de games para promover a educação).  Para o aluno, além de aprender sobre gestão, uso e conservação das águas, compreende a dinâmica da Educação à Distância, que hoje é uma excelente alternativa para capacitação. Além disso, pode preparar-se para possíveis temas de redação no Enem e vestibulares, considerando que no contexto atual muitas cidades brasileiras enfrentam problemas devido à falta de água e visto que em 2018 o Fórum Mundial da Água será no Brasil.

 

Durante a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias Ficiências  2014, a equipe de comunicação do Projeto oferecerá a oficina “Ferramentas educacionais para abordagem do tema 'Água”, voltada para professores, a fim de apresentar essas alterativas para inovar na abordagem do tema Água em sala de aula. A oficina será no dia 11 de novembro, às 14 horas, na FPTI - Foz do Iguaçu e terá duração de 2 horas. Todo professor interessado é convidado a participar.

           

ÁGUA EM CURSO

Três personagens acompanham o aluno em uma interativa conversa sobre a água, conscientizando sobre a importância deste recurso no cotidiano, com vistas à adoção de atitudes responsáveis. Possui linguagem e layout dinâmico. A carga horária é de 12 horas, mas pode ser concluído em 5 horas. Para inscrição, o interessado precisa de CPF e e-mail. Após concluir, recebe certificado! Disponível em www.aguaegestao.com.br

 

ÁGUA EM JOGO

Jogo eletrônico educativo que simula os impactos das ações do homem sobre os recursos hídricos em uma bacia hidrográfica. O desafio ao jogador é garantir água em quantidade e qualidade para as necessidades dos atuais moradores e para as futuras gerações. O game tem duração de 30 minutos, tempo no qual são representados quatro anos fictícios. Está disponível no site www.aguaemjogo.com.br

 

SOBRE O PROJETO ÁGUA

            O Projeto “Água: Conhecimento para Gestão” capacita brasileiros e estrangeiros em prol da boa gestão de recursos hídricos. Oferece 34 cursos na modalidade EaD e semipresencial, todos gratuitos. Inscrições pelo site  www.aguaegestao.com.br

 

FICIÊNCIAS

            A Ficiências é um espaço para estudantes e professores apresentarem ideias criativas e inovadoras, onde são incentivados e valorizados os talentos em todas as áreas do conhecimento. Se constitui como um local de integração e troca de experiências, aproximando alunos e docentes do ensino fundamental, médio e universitário da região trinacional do Brasil, Paraguai e Argentina.

 

Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2014.

 

Projeto "Água: conhecimento para gestão"

www.aguaegestao.com.br

 www.facebook.com/aguaegestao | www.twitter.com/aguaegestao

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com