São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Itaipu tem imagem positiva para 90% dos moradores do Oeste Paranaense  
  Publicado em 19 de Dezembro de 2014  
       
 

 
 
 

De acordo com pesquisa, binacional também está em primeiro lugar entre as mais importantes empresas para desenvolvimento da região

 

A imagem da Itaipu Binacional é positiva para cerca de 90% da população da Região Oeste do Estado, segundo um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Políticas e Mercadológicas "Paraná Pesquisas". De acordo com o estudo, 89,68% das pessoas consideram a imagem de Itaipu ótima ou boa; 7,74% avaliam como regular e apenas 1,25% dos entrevistados consideram ruim ou péssima.

A empresa também fica em primeiro lugar no ranking das mais importantes para o desenvolvimento regional, na frente de outras empresas públicas e privadas. Na opinião de 93,26% dos entrevistados, a relevância de Itaipu para o crescimento da região é muito importante ou importante. Além disso, 80,86% deles consideram ótima ou boa a contribuição de Itaipu para o desenvolvimento do Oeste Paranaense.

O levantamento foi feito nos dias 14 a 19 de novembro, a pedido da Itaipu. Foram ouvidas 1.202 pessoas do Oeste Paranaense, com foco nas regiões de Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 3% para os resultados gerais.

As perguntas mediram a percepção das pessoas a respeito da imagem da Itaipu, além de sua participação no desenvolvimento da região e sua contribuição com ações específicas em áreas como meio ambiente, turismo, ciência e tecnologia, esportes, entre outras. Os resultados vão ajudar a orientar as próximas ações da empresa na região.

 

Ações de Itaipu

Entre os programas promovidos por Itaipu, o mais conhecido entre o público pesquisado é o Cultivando Água Boa (CAB), seguido por ações de preservação do meio ambiente e pelo Projeto Veículo Elétrico.

Com diversas ações socioambientais nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3, o CAB foi bem avaliado pelos entrevistados: 93,9% consideram ótimos ou bons os resultados das atividades do CAB na região. Outros 2,44% consideram regulares. Não houve manifestações para ruim e péssimo e 3,66% não souberam avaliar.

As ações de preservação do meio ambiente também tiveram avaliação positiva (ótimo ou bom) de 90,47% dos participantes da pesquisa. Ninguém fez má avaliação (ruim ou péssimo) e 4,76% consideraram regular. Não souberam avaliar 4,76% das pessoas.

Em relação ao Projeto Veículo Elétrico, os resultados positivos somam 78,95%, enquanto os negativos não pontuaram. Fizeram uma avaliação regular dos resultados do VE 10,53% dos entrevistados. Outros 10,53% não souberam avaliar.

 

Turismo e esportes

Mais da metade dos entrevistados, ou 57,99%, disseram conhecer ou já ter ouvido falar das ações da empresa para a promoção do turismo. Considerando apenas este público, 81,63% consideram ótima ou boa a promoção do turismo feita por Itaipu. Consideram regular 10,19% dos entrevistados; como ruim ou péssimo, só 1,15%. Não souberam avaliar, 7,03%.

O mesmo questionamento foi feito sobre o apoio de Itaipu para a promoção dos esportes (futebol, futsal e canoagem): 65,89% disseram conhecer ou ter ouvido falar. Entre este público, 85,86% consideram positivo o apoio; 8,21% avaliam como regular; 1,26% consideram negativo e 4,67% não souberam opinar.

 

Visita à Itaipu

O levantamento também quis saber se os entrevistados já estiveram em Itaipu como turistas. A maioria - 56% - respondeu sim, enquanto 43,93% não fizeram o passeio. Os que mais fizeram o tour na usina foram os iguaçuenses - 72,82%. Os moradores de Toledo aparecem em segundo lugar como turistas, com 51,26% das respostas. De Cascavel, vieram 48,74%.

Entre os que já visitaram a Usina de Itaipu como turistas, a avaliação não poderia ser melhor. Para um total de 96,15%, a usina foi considerada ótima (60,24%) e boa (35,91%). Acharam regular, 2,82%; ruim, só 0,30%. E ninguém achou péssima.

 

PTI

Há dez anos promovendo conhecimento e integração em um moderno centro irradiador de tecnologia, inovação e inclusão social, o Parque Tecnológico Itaipu também tem uma marca consolidada entre o público do Oeste paranaense. Para 47,97% dos entrevistados, o PTI é muito importante para o desenvolvimento da região, percentual parecido com os que consideram importante - 47,05%. Somente 4,28% acham o parque pouco importante, enquanto 2,70% não souberam opinar.

 

Hospital Ministro Costa Cavalcanti

Maior unidade hospitalar do Extremo Oeste do Paraná e uma das mais importantes do Sul do País, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), administrado pela Fundação Itaiguapy, também foi avaliado na pesquisa. Entre os entrevistados, 73,38% disseram conhecer a unidade hospitalar e 26,62% não conhecem. Entre os que já conhecem ou já ouviram falar do hospital, a nota média foi de 8,08. Na região de Toledo, o HMCC obteve nota 7,72; na região de Cascavel, 7,44; e em Foz do Iguaçu, 8,56.

Este ano, o Costa recebeu Nível 3 de acreditação hospitalar, um indicativo de qualidade semelhante aos concedidos pela ISO, mas específico para o setor de saúde.

 

 

Sobre Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com