São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Foz do Iguaçu cria Sociedade Amigos da Marinha  
  Publicado em 28 de Fevereiro de 2015  
       
 

 
 
 
Foz do Iguaçu cria Sociedade Amigos da Marinha

Carlos Sucha e Gilmar Piolla integram a primeira diretoria da entidade. Objetivo da Soamar é ajudar a difundir os valores da Marinha

Foz do Iguaçu é a 56º cidade brasileira a ter uma Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), entidade sem fins lucrativos que apoia a divulgação das ações da Marinha do Brasil. A solenidade de criação da Soamar Foz aconteceu nesta quinta-feira (26) na Capitania dos Portos do Paraná. Na ocasião, o capitão dos portos do Rio Paraná, capitão de fragata Alexandre Ernesto Corrêa Sampaio, recebeu os Amigos da Marinha e foi criada a primeira diretoria da entidade.

Participaram da solenidade quatorze pessoas que já receberam a medalha “Amigo da Marinha”, honraria entregue àqueles que ajudam a divulgar o trabalho da Marinha. Entre eles, o chefe da Assessoria de Informações de Itaipu (AI.GB), Carlos Roberto Sucha, e o superintendente de Comunicação Social (CS.GB), Gilmar Piolla. Carlos Sucha também foi eleito 2º secretário da Sociedade e Gilmar Piolla o relações públicas da entidade. O presidente da Soamar é Sérgio Lobato da Mota Machado.

Amigos da Marinha

Desde 1973, a Marinha vem contemplando pessoas da sociedade civil com a medalha “Amigos da Marinha”. Até hoje, 57 pessoas receberam a honraria na região Oeste do Paraná. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, foi agraciado em 2008. O superintendente de Segurança Empresarial (SE.AD), Rogel Abib Zattar, recebeu a medalha em 2009.

 “São pessoas com as quais temos uma relação muito próxima”, explica o capitão Alexandre Sampaio. “O coronel Sucha é nosso interlocutor com a Itaipu e, com Piolla, trabalhamos na regata da Marinha e em campanhas de distribuição de brinquedos nas comunidades carentes”.

Para Sampaio, é muito importante o apoio dos Amigos da Marinha para difundir à sociedade civil valores da Marinha. Segundo ele, cabe à Sociedade Amigos da Marinha de Foz do Iguaçu ajudar, na região, a divulgar uma mentalidade marítima, ou seja, que as pessoas possam entender a importância do mar para a economia e desenvolvimento do País.

“Vivemos em um país com um litoral imenso e repleto de vias navegáveis, é fundamental que as pessoas entendam a importância de valorizarmos e preservarmos este patrimônio”, afirmou. “Quem entende a importância do mar entende também a importância da Marinha”, concluiu Sampaio.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com