São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Codefoz empossa nova mesa diretora  
  Publicado em 10 de Abril de 2015  
       
 

 
 
 
Codefoz empossa nova mesa diretora

Diretoria quer ampliar grandes conquistas da sociedade

 

Fotos: Marco Labanca - A importância da união da sociedade para o desenvolvimento da região trinacional marcou os discursos na posse da nova mesa diretora do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu). Cerca de 300 pessoas compareceram à solenidade, realizada no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, nesta quarta-feira, 8.

 

O evento reuniu lideranças iguaçuenses, paranaenses, paraguaias e argentinas, da iniciativa privada e do poder público (Executivo, Legislativo e Judiciário). Em cada declaração, o tom de entusiasmo pelas conquistas nos dois primeiros anos de trabalho das mais de 150 entidades que transformam um antigo sonho da comunidade em realidade.

 

 

A nova diretoria tem como presidente Roni Temp; vice-presidente, Leandro Costa; e secretário, Gilmar Piolla. Os três sucedem a mesa diretora que esteve à frente do conselho em 2013 e 2014. A gestão anterior teve como presidente Danilo Vendruscolo; vice-presidente, Jorge Samek; e secretário, Jaime Nascimento.

 

Gratidão – Em seu discurso, Danilo Vendruscolo agradeceu as pessoas que doaram tempo para a comunidade. “O melhor caminho para construir uma região próspera é a própria sociedade se organizar, trabalhar e se doar. Hoje o Codefoz é o espaço legítimo, onde podemos debater e apresentar propostas de forma democrática, que visam, sobretudo, o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, afirmou.

 

 

Já Roni Temp disse que ampliará a conciliação e o diálogo frente à presidência do conselho pelos próximos 12 meses. Em nome da nova diretoria, ele parabenizou os membros da gestão anterior pelos relevantes serviços prestados à sociedade iguaçuense e fronteiriça. “Temos o maior conjunto de ‘capital social’ da região trinacional dentro Codefoz para construir um futuro melhor para todos”, resumiu o empresário.

 

Trinacional – Vice-presidente do Codefoz em 2013 e 2014, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, lembrou as conquistas do município e fronteira nos últimos 12 anos, como os investimentos na infraestrutura turística e urbana, a retomada do turismo de compras, a criação do polo universitário e do parque industrial. “Os méritos e a responsabilidade pelo futuro são de todos”, afirmou.

 

O prefeito de Foz, Reni Pereira, que continua como presidente de honra do Codefoz, defendeu o desenvolvimento integrado trinacional. “Jamais podemos pensar em crescimento isolado de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). Esse pensamento agora está consolidado”, garantiu o prefeito. “O voluntariado quer fazer acontecer, potencializando as aptidões individuais em força coletiva”, completou.

 

Segundo o governador do Departamento de Alto Paraná, Lucho Zacarías, hoje a integração das fronteiras, o congraçamento e a trinacionalidade passam pelos conselhos irmãos. “Parece que finalmente seremos uma região trinacional, que vamos enfrentar nossos problemas todos juntos”, falou o governador do estado paraguaio.

 

Apoios – O presidente do Conselho Superior da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), Rainer Zielasko, por sua vez, enalteceu o desenvolvimento local, “do nosso bairro”, como base para o crescimento do país. Já o deputado estadual Chico Brasileiro exaltou a sensação de “pertencimento”. “As pessoas sentem que pertencem a um sonho maior, que pertencem ao Codefoz”, disse.

 

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob, Jefferson Nogaroli, frisou a “força inabalável” da sociedade quando ela encontra o caminho para começar e concluir projetos. Para o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mário César Costenaro, ferramentas como o Codefoz têm unificado as estratégias de competitividade e desenvolvimento da região.

 

Como participar? – O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu une as organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade e seu entorno. Sua atuação tem como princípios a ética, a união, o consenso, a continuidade, o engajamento social e o suprapartidarismo.

Toda reunião do plenário é pública, sendo o momento maior quando a população se reúne para aprovar as decisões coletivas em prol da cidade. Elas ocorrem na terceira quarta-feira do mês. Outro espaço de participação popular são as câmaras técnicas, nas quais ocorrem debates de base e nascem as propostas levadas ao plenário. 

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com