São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Curso de Ciências Econômicas da UNILA recebe nota máxima em avaliação do MEC  
  Publicado em 26 de Junho de 2015  
       
 

 
 
 
Curso de Ciências Econômicas da UNILA recebe nota máxima em avaliação do MEC

O curso de Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), recebeu nota 5 – em uma escala de 1 a 5 - no processo de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Esse foi o primeiro curso da UNILA a obter nota máxima. Outras oito carreiras da Universidade já foram avaliadas, a maioria com nota 4. A avaliação de Ciências Econômicas foi realizada nos dias 15 e 16 de junho por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Também no mês de junho, o curso de Cinema e Audiovisual foi avaliado e obteve nota 4.

 

O reconhecimento de curso é um processo obrigatório e deve ser solicitado pelas instituições de ensino superior. A avaliação é feita por dois avaliadores, docentes de outras universidades, que observam três itens principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

 

A nota máxima significa que, se alguém tinha alguma dúvida sobre a qualidade dos nossos cursos, tem, agora, resultados objetivos. Esse resultado fortalece a nossa convicção de que estamos numa universidade excelente”, diz o reitor da UNILA, Josué Modesto dos Passos Subrinho.

 

Essa é uma nota que vai nos tornar ainda mais responsáveis. Esses conceitos são importantes não apenas para o curso em si, mas para o conjunto da Universidade, tendo em vista que o conjunto das notas de reconhecimento de graduação constituem parâmetro quando da renovação de reconhecimento da Universidade”, afirma o pró-reitor de Graduação, Eduardo de Oliveira Elias.

 

Ele destaca o projeto pedagógico e a qualificação dos docentes como dois pontos de destaque na avaliação. “O projeto pedagógico visa a construção de competências e habilidades comuns à formação do economista de um modo geral, mas também no diferencial oferecido pelo curso da UNILA. Se fomos bem, significa que o aluno está sendo atendido”, salienta.

 

 

A mesma análise faz o coordenador do curso, Rodrigo Luiz Medeiros Silva. “A economia é uma área que tem visões diferentes e polarizadas. Além disso, o projeto da UNILA tem um viés em desenvolvimento e integração, mas o corpo docente soube mostrar que é capaz de transmitir conteúdos regulares e também avançar com os conteúdos específicos ministrados na UNILA”, explica. “O aluno sai daqui completo. Sabendo todas as linhas de pensamento. É muito difícil um curso que seja completo. E todos pesquisam na área de desenvolvimento, o que é muito importante”, completa Henrique Coelho Kawamura, também professor do curso.

 

O curso

A graduação em Ciências Econômicas da UNILA teve início em 2010 e já tem duas turmas formadas. O curso propõe uma linha de estudos diferenciada: Economia, Integração e Desenvolvimento. Isso significa que o aluno tem uma formação voltada especialmente para a América Latina.

 

A graduação em Ciências Econômicas representa um eixo estruturador importante no projeto de uma universidade como a UNILA, considerando seus objetivos de favorecer o processo de integração regional, incrementar a inovação e excelência acadêmicas e contribuir na formação de quadros para a América Latina e Caribe. Da mesma forma, pretende contribuir para uma formação de qualidade de profissionais com perspectiva interdisciplinar e com visão estratégica da região. Uma formação que permita delinear rumos, tendências, agendas e políticas para a promoção de sociedades mais justas, integradas e com inclusão social.

 

 

Unila (1).jpg

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com