São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Capes aprova duas novas propostas de mestrado para início em 2016 na UNILA  
  Publicado em 21 de Dezembro de 2015  
       
 

 
 
 
Capes aprova duas novas propostas de mestrado para início em 2016 na UNILA

A Capes aprovou duas novas propostas de mestrado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) para início em 2016: Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Desenvolvimento e Mestrado Acadêmico em Literatura Comparada. Com a aprovação, a UNILA passa a contar com cinco programas de pós-graduação stricto sensu, tornando-se a instituição pública com maior número de programas na região.


De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNILA, professor Fernando Zanella, os dois programas têm propostas que se vinculam à missão da Universidade. “De um lado, um programa voltado para a importante questão das políticas públicas, tema urgente e de grande interesse, afinal os problemas de nossas sociedades se relacionam diretamente, muitas vezes, com a ausência ou ineficácia de políticas públicas. Debates sobre corrupção, meio ambiente, saúde e educação devem aparecer. De outro lado, reflexões e pesquisa aprofundada sobre a literatura latino-americana, que será percebida de modo comparado, uma proposta única e de vanguarda", pontua o professor.


Políticas Públicas e Desenvolvimento

Coordenado pelo professor Gilson Batista de Oliveira, este mestrado acadêmico terá concentração em "Políticas Públicas de Desenvolvimento na América Latina". De acordo com a proposta encaminhada, "esta concentração gira em torno da necessidade de explorar questões relativas ao papel do Estado e das Políticas Públicas frente aos grandes desafios da sociedade contemporânea. Nesse sentido, tem objetivo de auxiliar na solução dos desequilíbrios sociais e regionais existentes na América Latina, originados pelos respectivos processos de desenvolvimento”.


Serão duas linhas de pesquisa: Estratégias de Desenvolvimento e Políticas Públicas e Sociedade. O ingresso da primeira turma é previsto para março de 2016. O edital que disciplinará a seleção, deve ser publicado em janeiro. Serão 14 vagas, sete para cada linha. O corpo docente será composto por 21 professores, lotados nos quatro institutos da UNILA.


Literatura Comparada

O Programa tem como área de concentração "Poéticas e Narrativas Latino-Americanas". De acordo com o coordenador do Programa, Marcelo Marinho, "o objetivo é o de compreender as diferentes formas de práticas empíricas sociais que, nos processos de releitura, fragmentação e transculturação, oferecem matéria-prima aos escritores e artistas latino-americanos", destaca. Segundo ele, é o primeiro e único mestrado em Literatura Latino-Americana Comparada do mundo.


Serão duas linhas de pesquisa: Narrativas, Diásporas, Memória e História; e Temas, Imagens e Transculturalidade. A previsão é de que o edital seja publicado em março de 2016, com ingresso no segundo semestre. Serão 8 vagas. O corpo docente é formado por 10 professores da UNILA e um da Unioeste.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com