São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  UNILA tem três novos mestrados aprovados pela Capes  
  Publicado em 4 de Novembro de 2016  
       
 

 
 
 
UNILA tem três novos mestrados aprovados pela Capes

Da assessoria - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou três novas propostas de mestrado da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA): Engenharia Civil, Biodiversidade Neotropical e Biociências. Com a aprovação, a UNILA passa a contar com oito programas de pós-graduação stricto sensu. A relação das propostas aprovadas pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior foi divulgada no final de outubro.


Biociências


O mestrado de Biociências tem o objetivo de formar profissionais capazes de atuar na docência, na indústria, na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, na pesquisa científica e em agências reguladoras das áreas da saúde/biológica em nível nacional e internacional.


A proposta aprovada pela Capes prevê o apoio do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Hospital Municipal Padre Germano Lauck e da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (9ª Regional de Saúde) no desenvolvimento do curso.


 

O coordenador da proposta, professor Francisney Nascimento, destaca no documento que o curso “é um anseio de uma grande região que envolve o oeste, sudoeste, centro e noroeste paranaense, além do leste paraguaio e do nordeste da Argentina”, que possui um grande número de instituições de ensino superior com cursos nas áreas de saúde e ciências biológicas. O mestrado será o primeiro na área, nesta região.


O curso está estruturado em duas áreas de concentração, com três linhas de pesquisa cada uma: Compostos Bioativos (Fisiopatologia da Dor e dos Distúrbios do Sistema Nervoso Central; Prospecção de Compostos Biologicamente Ativos; e Práticas em Saúde Baseada em Evidências) e Saúde e Mecanismos Biológicos (Biotecnologia Molecular e Celular de Procariotos e Eucariotos; Genética, Mutações e Terapias Gênicas; e Mecanismos de Fisiologia e do Desenvolvimento).


Engenharia Civil


O mestrado em Engenharia tem como meta formar técnicos altamente qualificados e cientistas na área das Ciências de Engenharia, para atender às necessidades em infraestrutura e em recursos minerais e energéticos, que são fundamentais para estruturar o desenvolvimento socioeconômico. A proposta, coordenada pelo professor Herlander Lima, estabelece duas áreas prioritárias, relacionadas à construção sustentável e à gestão e aproveitamento de resíduos.


Este será o primeiro mestrado na área de Engenharia Civil da região da Fronteira Trinacional, e a expectativa é que a UNILA se torne referência na formação de mestres na América Latina.


O mestrado está estruturado na área de concentração “Construção” com três linhas de pesquisa: Estruturas de Concreto; Gestão e Aproveitamento de Resíduos; e Materiais e Desempenho das Construções. Essa área está direcionada para o estudo do comportamento de materiais de construção e de estruturas de concreto, envolvendo análise experimental, estudos de campo e simulação numérica de estruturas e, também, o estudo e desenvolvimento de materiais aplicados à construção civil a partir da abordagem de desempenho.


Biodiversidade Neotropical


O mestrado em Biodiversidade busca a formação de pesquisadores e docentes para o ensino superior na área de biodiversidade, com uma visão abrangente, crítica e atualizada, e com capacidade de investigação de suas relações ecológicas e história evolutiva, além da avaliação das bases para sua conservação.


O curso ganha relevância com o fato de que a América Latina apresenta a maior parcela da diversidade de espécies conhecidas no mundo, incluindo cinco dos países mais biodiversos do mundo. Além disso, a região da fronteira conta com os dois parques do Iguaçu (Brasil e Argentina), que constituem a maior área preservada e contínua de Floresta Atlântica de planalto.


No documento enviado à Capes, os coordenadores da proposta, Fernando Zanella e Michel Garey, lembram que, apesar da importância do Parque Nacional do Iguaçu (PNI) para o “conhecimento e conservação da Floresta Atlântica, em relação ao número de pesquisas realizadas sobre a sua biodiversidade, por exemplo, nos últimos dez anos, foram encontrados apenas oito artigos, duas notas, seis dissertações e uma tese”.


Com o mestrado, busca-se, também, conhecer a diversidade de espécies existentes na região e estabelecer uma base permanente de pesquisa dentro do Parque – parceria que ainda está em negociação com a direção do PNI.


O programa está centrado em uma área de concentração “Biodiversidade Neotropical” e em duas linhas de pesquisa: Ecologia e Sistemática e Evolução.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com