São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Fitoterapia pode ser alternativa para produtores de leite na região  
  Publicado em 20 de Dezembro de 2017  
       
 

 
 
 
Fitoterapia pode ser alternativa para produtores de leite na região

Da assessoria - Técnicas alternativas na produção rural são utilizadas por alguns produtores para diversas finalidades, caso, por exemplo, para o tratamento e prevenção de doenças. A fitoterapia para o manejo pré e o pós-dipping (antes e depois da ordenha), foi tema de um curso ministrado a pecuaristas de Vera Cruz do Oeste. Os cuidados para melhorar a produtividade e obter melhor aceitação técnica estiveram em pauta.

 

Conforme o agrônomo Marcos Rogério dos Santos, o trabalho foi direcionado, principalmente, àqueles produtores que entregam leite para os laticínios e buscam melhor remuneração com base na qualidade do produto. “Foram abordados temas como a higienização, procedimentos corretos e manejos após a ordenha para prevenir doenças, principalmente a mastite”, frisa.

 

 

A fitoterapia entrou em um contexto de resgate do saber popular, segundo Marcos dos Santos. Como exemplos podem ser citadas algumas plantas utilizadas na pecuária, caso do “chá de bugre”, carqueja e sementes de linhaça. A diferenciação e os cuidados necessários para evitar equívocos na identificação das espécies a serem empregadas também foi debatida. “Temos duas plantas que se chamam chá de bugre. Então é importante saber qual a planta certa para o tratamento”, ressalta.

 

Desenvolvido por intermédio de convênio com a Itaipu Binacional e apoio da prefeitura de Vera Cruz do Oeste, o trabalho teve boa aceitação, conforme Marcos dos Santos, que presta serviço à Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore).

 

A participação dos produtores foi importante pela troca de experiências como forma de difusão e compartilhamento de conhecimentos.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com