São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Ecomuseu de Itaipu abre as portas para comunidade na 3ª edição do  
  Publicado em 16 de Novembro de 2018  
       
 

 
 
 
Ecomuseu de Itaipu abre as portas para comunidade na 3ª edição do

Evento aberto à população será no dia 1º de dezembro. Estão previstas várias atividades gratuitas para toda a família. Participe dessa grande festa e inscreva-se para as oficinas.  

 

Da Assessoria - O Ecomuseu de Itaipu promove no dia 1º de dezembro, das 16h às 20h, a 3ª edição do “Ocupe o Museu”, evento gratuito que abre as portas do espaço para a comunidade com uma programação repleta de atividades. Ao longo do dia haverá música, oficinas, exposições, feira orgânica de alimentos, atividades circenses, contação de histórias e muito mais nos jardins do Ecomuseu, que completou 31 anos em outubro. Serão oferecidas atividades como oficinas de arte e educação e de horta (veja a programação completa abaixo).

 

No dia do evento, o museu estará aberto para quem quiser conhecer a história da construção de Itaipu e do desenvolvimento da região, além de visitar as três exposições: “Poesia do movimento mecânico”, de Du Salzane; “Aovyta”, patrimônio têxtil do acervo do Museu de Itaipu Tierra Guaraní (PY); e “Sway”, de Lucas Cristalvo.

 

A feira de produtos orgânicos vai expor os alimentos de oito produtores rurais. Para bebês e crianças na primeira infância haverá uma sala com várias atividades sensoriais. Embora a inscrição não seja obrigatória, recomenda-se preencher o formulário para garantir vaga nas oficinas e ajudar no controle da organização. O link é https://webforms.pti.org.br/ocupeomuseu3

 

Entre as atividades culturais haverá o lançamento do gibi educativo “Turma do Planeta”, que mostra os personagens Pirá e Bufo levando dicas de economia de água e energia à garotada.

 

A Trupe Luz da Lua apresentará o espetáculo “Todo dia é dia de Circo”, com palhaços, malabares, música ao vivo, monociclos, acrobacias e tecido acrobático. A atividade é interativa com a plateia. Já o Grupo Kaburé Maracatu fará um cortejo interativo, que vai circular por todos os espaços do Ecomuseu e convidar os participantes do evento a aproveitarem a música.

 

 “O objetivo é incentivar a economia criativa local e criar um espaço de lazer, cultura e entretenimento para a comunidade”, afirma Tamires Amâncio, da Divisão de Educação Ambiental (MAPE.CD) da Itaipu. “Queremos estimular a descoberta e a apropriação deste espaço não só pela população de Foz do Iguaçu, mas de toda a região trinacional”.

 

Ocupe

A ideia de “ocupar” o Ecomuseu nasceu em 2016, quando foi reconhecida a necessidade de aproximar a comunidade de Foz do Iguaçu e região à programação do espaço. O intuito é contemplar na programação a diversidade cultural da região e reforçar a importância do museu para o território do Oeste Paranaense.

 

A primeira edição ocorreu em setembro de 2016 e foi destinada apenas aos funcionários de Itaipu e seus familiares. Na edição de 2017, já aberta para toda comunidade, mais de mil pessoas participaram do evento.

 

Confira as atividades previstas no evento:

Oficinas

- Bonecos de cabaça.

- Aprender de si - yoga para pequenos

- Sapo faz bolha – reciclando garrafa pet

- Oficina de câmera escura: cinema na caixa!

- Bloquinhos de papel customizados

- Parede colaborativa

- Toque de maracatu

- Empoder[a(r)-te]

- Museu para brincar

- Maquiagem Artística

- Futuro da energia

- Horta

- Prática de Yoga

- Oficina Estação Ciência

- Oficinas de Circo

 

Contação de histórias

- É tudo invenção!, Jeane Hanauer

- O que é o maracatu?, Izabela Fernandes Souza

- Redescobrindo Monstros e Princesas, Yoná Castillo

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,5 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2017, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 86,4% do Paraguai. 

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com