São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Uma visita ao I Dia de Campo da FAESI e a importância do Curso de Agronomia  
  Publicado em 14 de Dezembro de 2018  
       
 

 
 
 
Uma visita ao I Dia de Campo da FAESI e a importância do Curso de Agronomia

Estivemos visitando ontem (13) o campo experimental do Curso de Agronomia da FAESI – Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu onde se realizou o I Dia de Campo, organizado pelos acadêmicos do Curso de Agronomia da FAESI, juntamente com o curso de Ciências Biológicas, um dos parceiros do evento. 

 

Para a coordenadora do Curso de Agronomia, professora Danielle Cadorin, o desejo é que esse evento se torne uma tradição e que todos os anos nesta época, as pessoas possam vir e constatar na prática o que os acadêmicos do Curso de Agronomia estão aprendendo. “O que mais me deixa feliz é ver que tudo isso que está acontecendo aqui hoje, foi uma iniciativa dos próprios acadêmicos. Eles correram atrás, prepararam os espaços com os experimentos, se envolveram com parcerias e mostrando aos visitantes o resultado de todo esse trabalho. Ou seja, eles estão aplicando o que é repassado em sala. Através de pesquisas estão mostrando na prática e repassando para a comunidade o conhecimento que aprenderam”, pontua.

 

Ao falar sobre a importância desse Dia de Campo, o professor Vagner Jacinto Rupp, Diretor Geral da FAESI, lembra a importância do engenheiro agrônomo para o desenvolvimento de uma nação. “O mundo precisa de alimento. E o Curso de Agronomia através de pesquisas como as que estão sendo mostradas hoje pelos nossos acadêmicos caminha nessa direção – melhorar a qualidade e aumentar a produtividade”, ressaltando que esse deverá ser apenas o primeiro de muitos que virão. “Atualmente estamos com cerca de 100 alunos no Curso de Agronomia e a nossa meta é que já no próximo ano esse número possa chegar aos 150”.

 

 

A programação desse I Dia de Campo, foi bastante extensa e contou com uma série de palestras, entre as quais – Empoderamento Feminino, apresentada pela Psicóloga Catia Werner.

 

Palestra sobre Animais peçonhentos, prevenção de acidentes e primeiros socorros, apresentada pelo Biólogo Dhonatan Oliveira dos Santos e a sua mascote a Gibóia Mel.

 

Palestra sobre Violência contra a mulher: Identificando Relacionamento Abusivos, pela bacharel em serviço social, Roseli T. Motter.

 

Palestra sobre Saúde na Horta: Conhecidas as Plantas Medicinais, por Teolide P Turcatel, Terapeuta Holística.

 

Palestra sobre Educação Ambiental na Trilha, apresentada pelos Acadêmicos de Ciências Biológicas,a trilha FAESI.

 

Palestra sobre AGROECOLOGIA – AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, apresentada pela Bióloga, Marinêz de Souza.

 

Em todos os espaços, acadêmicos e o corpo docente do Curso de Agronomia, mostravam e davam aos visitantes as explicações de cada experimento, apresentado.

 

Nesta estação, a impressão que se tinha era que o experimento com o girassol e o seu colorido especial, estava dando as boas vindas aos visitantes, enquanto os acadêmicos se revezavam para falar da sua fácil adaptação na região, baixo custo e a sua importância como rotação de cultura e enriquecimento do solo.

 

O acadêmico explicando aos visitantes sobre a cultura da soja – demonstrando as formas de plantio com grupos diferentes de sementes para verificar na prática qual a melhor maneira de plantar que vai dar melhor resultado em termos de produção...

 

 

Vemos na prática professores, pesquisadores e especialistas apresentando e discutindo teses, estudos e opiniões, para melhor informar os que necessitam dessas tecnologias. “É importante que todo o conhecimento acumulado seja colocado a disposição da população, em especial o seu caráter de sustentabilidade para a sua do própria saúde e do planeta, também”, defende a coordenadora. 

 

O acadêmico explicando aos visitantes sobre a cultura da Quinoa e do Gergelim, a sua importância, bem como plantar dentro do espaçamento adequado, tendo ao lado vários experimentos com adubação diferente para verificar-se a melhor forma. 

 

Na horta diversas variedades de experimentos como pimentão, morango, alface, salsa, beringela, couve, entre outros. "E o mais importante - todos esse produtos não levam agrotóxicos. É usado um biofertilizante desenvolvido pelos próprios acadêmicos que leva o melaço de cana, esterco,entre outros produtos na sua fabricação, todos naturais", explica o acadêmico. 

 

 

 

Palestra sobre Animais peçonhentos, prevenção de acidentes e primeiros socorros, apresentada pelo Biólogo Dhonatan Oliveira dos Santos e a sua mascote a Gibóia Mel.

 

 

 

 

 

 

Aqui uma aula especial sobre o cultivo da Pitaia, saborosa e nutritiva é uma novidade na região, que pelo visto, vem com tudo..., principalmente se depender do entusiasmo dessa garotada...

 

Quem passou por aqui levou uma aula de como trocar a sua conta de luz pela parcela do financiamento para colocar painel que capta a energia solar, gerando a sua própria energia... Vale a pena conferir (45) 3264-3308

 

 

Na feira do produtor, artesanato, comída típica e muita informação...

 

 

 

 

 

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com