São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  DICAS PARA SOBREVIVER AOS PILANTRAS NA PANDEMIA - CAPÍTULO - OS EXAMES LABORATORIAIS  
  Publicado em 12 de Julho de 2020  
 
   
 
 
 
DICAS PARA SOBREVIVER AOS PILANTRAS NA PANDEMIA - CAPÍTULO - OS EXAMES LABORATORIAIS

Dra. Flávia Trench, Infectologista – via redes sociais
 

Uma das situações em que o cidadão iguaçuense tem sido sistematicamente enganado e roubado é na realização dos exames laboratoriais.

 

No vale-tudo do oportunismo atrelado a ganância alguns laboratórios e farmácias tem descaradamente deitado e rolado na angústia da população: colhendo exames onde não existe indicação clínica, fora do período e da indicação adequada.

 

Aqui abaixo vou tentar explicar da maneira mais fácil possível as indicações de cada exame e a melhor ocasião para realizá-los e quem tem indicações a realizá-los.

 

1 - Para colher exames para COVID a condição inicial e principal é = SÓ COLHA EXAMES SE TIVER SINTOMAS.

 

Exame para pacientes SEM SINTOMAS somente para:
A- enquete sorológico para estudar o espalhamento do vírus em uma população. (TEMOS ISSO AQUI EM FOZ, É O INQUÉRITO COM EXAMES DE CASAS SORTEADAS).

 

B- para estratégias muito bem desenhadas de busca ativa ou vigilância ( todas as estratégias de busca que vi até agora são toscas, feitas no impulso e sem critério além do medo e desconhecimento,principalmente em serviços de saúde e de segurança pública e empresas). Se alguém tiver uma boa estratégia estruturada se declare aqui que eu me retrato, até o momento só sandices.

 

Tirando estas situações acima colher exames de assintomáticos só serve ao propósito de enlouquecer Infectologistas e nada mais, já explico o porquê: SEM TER UMA DATA CLARA DO INÍCIO DOS SINTOMAS, TODO E QUALQUER EXAME PARA COVID 19 É DE DÍFICIL INTERPRETAÇÃO. UM RESULTADO NESTES CASOS PODE SIGNIFICAR QUALQUER COISA: falsos positivos, falsos negativos, infecção ativa, infecção pregressa.

 

Tá surpreso? Pois é, existe muita mais coisa entre o céu e a terra do que você supõe. Não se trata só de tem, não tem. É ou não é. Várias são as variáveis a serem consideradas, coisas das quais você nunca ouviu falar,mas que nós especialistas temos que levar em conta para interpretar um exame: SENSIBILIDADE, ESPECIFICIDADE, VALOR PREDITIVO POSITIVO, VALOR PREDITIVO NEGATIVO. Isso sem dizer que alguns destes valores variam ao longo do tempo conforme a doença está mais ou menos presente numa população.

 

Pois é amiguinho, não é só encostar o umbigo no balcão da farmácia e do laboratório , tirar sua carteira com seu dinheirinho suado, fazer o exame , ler o resultado e achar que entendeu tudo.

 

Tá difícil pra gente que só trabalha com isso, tá dificil para quem é profissional sério e se recusa a fazer falcatruas e enganar o cliente por conta de grana , tá dificil pro povo de bancada que processa esses exames e é ético e preocupado em qual utilização vai ser feita deste exame pelo paciente que é leigo em tudo isso.

 

Muito bem vamos então aos exames já que VOCÊ ESTÁ COM SINTOMAS :

1- RT PCR colhida idealmente do 3º ao 7º dia do inicio dos sintomas por swab de nasofaringe. Pode ser colhido já no 1º dia de sintomas até o 12º dia, mas nestes intervalos já se corre o risco de falsos negativos. É HOJE O PADRÃO OURO DOS EXAMES DE DIAGNÓSTICO.

 

2- TESTE RÁPIDO ( IMUNOCROMATOGRÁFICO) deve ser colhido pelo menos após o sétimo dia do início de sintomas, pois é um teste que mede anticorpos (IGM , IGG) e estes só aparecem a partir do 7º dia de sintoma e para valer mesmo a partir do 14º dia. FÁRMACIA OU LABORATÓRIO QUE ACEITAREM FAZER ESTE EXAME ANTES DO 7º DIA DE SINTOMAS - CORREEEEEEEE SEM OLHAR PARA TRÁS. É CILADA, BINO! Mesmo colhido direitinho é um exame mega ruim com 40% de falsos negativos. Só usamos porque é prático de fazer e não precisa de grande tecnologia nem gente especializada, no melhor estilo do " É O QUE TEMOS PARA HOJE".

 

3 - TESTES SOROLÓGICOS . Pago pau principalmente para ELISA e QUIMIOLUMINESCENCIA. Também medem anticorpos (IGM, IGG ,IGA) logo, nada de colher antes do 7º dia de sintomas , senão não adianta, vai jogar dinheiro fora em tempo de escassez. O ELISA desenvolvido pelo professor Kelvinson Viana da UNILA tem se comportado lindamente nos enquetes sorológicos de população aqui em FOZ.

 

4- Testes de Antigenos - Só li a respeito, nunca utilizei, se entregar tudo o que promete vai nos ajudar bastante.

 

Dedico este texto as todos os profissionais de laboratório e de farmácias que seguem éticos e compromissados em oferecer o melhor atendimento a seus clientes.

 

Dra. Flávia Trench.
Infectologista
CRM 12550-PR
Professora Assistente do Curso de Medicina da UNILA .

 

 
 

 

 

 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com