São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Enio Verri visita Centro de Medicina Tropical da Tríplice Fronteira  
  Publicado em 12 de Maio de 2023  
       
 

 
 
 
Enio Verri visita Centro de Medicina Tropical da Tríplice Fronteira

Da Assessoria Espaço administrado pela Fundação de Saúde Itaiguapy passou por reforma com investimento de R$ 4 milhões da Itaipu Binacional

 

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, visitou, na manhã desta quinta-feira (11), o Centro de Medicina Tropical da Tríplice Fronteira, localizado na Vila A, em Foz do Iguaçu (PR). Ele foi recebido pela diretora-superintendente da Fundação Itaiguapy, Mariana Thiele, por funcionários da Fundação e do próprio CMT, além de representantes do GT-Itaipu Saúde. Em 2021, a Itaipu investiu R$ 4 milhões na reforma e na ampliação do CMT, por meio de um convênio com a Fundação Itaiguapy.

 

O convênio previu a ampliação do CMT, incluindo 345,19 m² de reformas e 74,25 m² de novas edificações, além de aquisição de equipamentos, mobílias e insumos. O objetivo foi transformar o novo espaço em um centro de referência para diagnóstico de alimentos e de sanidade animal, pilares para a economia rural, oferecendo exames de biologia molecular, microbiológicos e físico-químicos de alta qualidade.

 

Enio Verri visitou o novo espaço acompanhado pelo responsável técnico do CMT, Leonardo Ferreira. Ao final da visita, ele conheceu as ações do GT-Itaipu Saúde que, em junho, completa 20 anos de existência. A apresentação foi feita pelo gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social (RSIR.GB), Kleber Vanolli, e pelo médico-veterinário do CCZ André Leandro, que mostrou um software que monitora os casos de dengue e chikungunya. “Temos aqui um grande caso de inovação tecnológica que está alinhado ao compromisso da Itaipu com a inovação e com o social”, comentou Enio.

 

Centro de Medicina Tropical

O Centro de Medicina Tropical (CMT) tem o objetivo de dar agilidade a processos de análises laboratoriais epidemiológicas em Foz do Iguaçu e região trinacional. Atualmente, ele cumpre seu papel com destaque e relevância no campo da pesquisa, além de ser referência em outros tipos de análises, graças a uma metodologia própria, parcerias importantes e equipe qualificada.

 

Com a pandemia do novo coronavírus, o SARS-COV-2, o CMT ampliou sua atuação – antes focada em doenças como a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela – para realizar os diagnósticos dos testes para a covid-19. Em março de 2020, o CMT foi o primeiro laboratório do interior do estado a ser autorizado pelo Laboratório Central (Lacen/PR) para realizar estes diagnósticos.

 

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com