São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  A lei da vida e do amor - Uma bela refeição  
  Publicado em 15 de Fevereiro de 2024  
       
 

 
 
 
A lei da vida e do amor -  Uma bela refeição

Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

 

Jesus é o grande exemplo e guia para o desenvolvimento da humanidade. Sua passagem pela terra foi uma lição poética sobre a vida e suas oportunidades de fazer o bem e desejar o amor a todos, mesmo para aqueles que ainda dormem o sono da ignorância ou da lentidão. O mestre deixou profundas lições na humanidade a ponto de dividi-la em antes e depois dele. Sua trajetória de paz nasceu em uma pequena vila de cerca de 200 moradores, mas é excelsa sua maneira de ver e encarar Deus e também, o presente da vida.

 

A existência como oportunidade da aprendizagem do amor e das luzes internas que pavimentam a ascensão do ser até as estrelas; a volta para a pátria espiritual. Ademais, a matéria é simples coadjuvante e não ator principal na movimentação humana. Os legítimos tesouros, aqueles que perduram pela ampulheta do tempo, são de substância sutil como a inteligência, o conhecimento e o amor. São essas as asas que darão liberdade ao espírito humano. De ter a responsabilidade e a maturidade em vida para que se respeite as diretrizes de Deus, em especial com o auspício da lei da afinidade e da ação e reação. Pagar com o bem implica em retornar com a generosidade e o mesmo vale para o mau. A moeda que se paga ou dá o troco é o que se recebe de volta. Entretanto, o mestre Nazareno ensinou algo além da lei de Talião, a lei do amor. Esta é o florescimento do livre arbítrio e do progresso interior. Amar, perdoar, agradecer a vida e suas oportunidades é seguir a Jesus rumo à grandiosidade no caminho de Deus.

 

 Uma bela refeição

 

A beleza é algo que ultrapassa os sentidos e adentra nas sutilezas da consciência em torno de algo superior. É o caminho que auxilia na pavimentação da bondade espontânea e do reencontro com o Pai criador. Por meio da beleza se ultrapassa as meras aparências da matéria para se chegar na alegria do espírito e na veiculação da verdade maior. É dissolver o ego no cosmos e permitir a renovação interior. Por meio da reforma íntima, o indivíduo busca sua perfectibilidade, de A a Z, sem pular nenhuma etapa. 

 

Todavia, é essencial que as energias sejam renovadas, assim como a confiança, o ânimo, a esperança. É a refeição espiritual, pois como observa Jesus: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mat, 4:4). Bem dizer alguém, aquela palavra de conforto nas horas difíceis, o gesto de um olhar que pacifica o outro. Além disso, há também a oração que configura esta conexão com Deus. Ter o hábito de rezar todos os dias significa investir em sua felicidade, pois essa não é algo fácil e que vem sem trabalho. É essencial investir tempo e energia, sendo a oração um dos tônicos que alavancam o ser para sua plenitude.

 

Quem ora está em paz consigo mesmo, bem como com as ideias organizadas, ou pelo menos em sua construção. Há foco no trabalho e na ação cotidiana, sem dispersão. A pessoa se sente também motivada e com confiança de que tudo dará certo. A oração tranquiliza os aflitos e impõe uma calma que possibilita equilibrar o mundo. É então, a oração, a bela refeição. Que tal orarmos hoje sem medo e sem vacilo para que o dia seja maravilhoso?

 

 

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com