São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  ACS e ACE iniciam mutirão de recolha de materiais recicláveis para combater o mosquito da dengue  
  Publicado em 14 de Março de 2024  
 
   
 
 
 
ACS e ACE iniciam mutirão de recolha de materiais recicláveis para combater o mosquito da dengue

Da Assessoria - Agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) de São Miguel do Iguaçu, vinculados a Secretaria Municipal de Saúde, iniciaram na manhã desta quarta-feira, 13, um mutirão de recolha de materiais recicláveis no perímetro urbano do município.

 

Mais de 60 agentes estão percorrendo todos os bairros realizando a recolha dos materiais em terrenos baldios e também reforçando as orientações para os munícipes em suas residências.

 

O objetivo principal do trabalho é eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. ‘Os locais onde mais encontramos focos do mosquito são os recicláveis dentro dos terrenos baldios e também com moradores. Estamos fazendo esse trabalho de limpeza, que é obrigação dos proprietários, para tentar conter a situação que está muito preocupante’, destacou a supervisora geral dos ACE, Dejane Dondossola.

 

A principal orientação é para que cada munícipe faça a sua parte e mantenha seus locais sempre limpos e livres de água parada. Os materiais recicláveis recolhidos devem ser todos ensacados e colocado em frente às residências, seguindo o cronograma da Coletiva Seletiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso seja encontrado algum foco do mosquito, é necessário limpar bem os recipientes. ‘É preciso utilizar, de preferência, água sanitária, água e sabão e esfregar esse recipiente, pois ovos podem estar depositados nos cantos e, quando entrarem em contato com água novamente, podem eclodir e criar novos mosquitos’, alertou Dejane.

 

 

 

Somente neste primeiro dia, foram recolhidas mais de 03 caminhonetes cheias de materiais recicláveis em terrenos baldios.

 

Além do trabalho dos ACE e ACS, as equipes das diversas secretarias municipais já estão sendo mobilizadas para realizar na próxima semana um mutirão de limpeza para a recolha dos demais materiais que não serão recolhidos agora, como, por exemplo, entulhos e móveis velhos. ‘Assim que tivermos a programação definida iremos divulgar para toda a população. A nossa intenção é que os munícipes façam limpezas e coloquem esses materiais em frente as suas casas no final de semana e tudo seja recolhido na semana que vem’, projetou Adriana.

 

A equipe da secretaria também está em contato com a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu e a expectativa é de que o carro fumacê seja destinado ao município na próxima semana.

 
 

 

 

 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com