São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Projeto de Tabagismo auxilia moradores de São Miguel do Iguaçu a abandonar o cigarro  
  Publicado em 29 de Agosto de 2025  
 
   
 
 
 
Projeto de Tabagismo auxilia moradores de São Miguel do Iguaçu a abandonar o cigarro

Da Assessoria - No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu destaca os resultados positivos do Grupo de Tabagismo, criado em 2024 pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe Multiprofissional. A iniciativa já beneficiou cerca de 200 pessoas, muitas delas conseguindo superar o vício e melhorar sua qualidade de vida.

 

O programa inicia com encontros semanais durante oito semanas e, após essa etapa, segue com reuniões de manutenção a cada 45 dias, reunindo em média 10 participantes por grupo. Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, em duas turmas: uma no período da tarde e outra à noite.

 

O trabalho é conduzido por uma equipe multiprofissional composta por psicóloga, médico, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, garantindo acolhimento, escuta qualificada e acompanhamento integral.

“Nosso objetivo é oferecer suporte contínuo, fortalecer vínculos e incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, promovendo saúde e qualidade de vida para todos”, destacou a coordenadora da Equipe Multiprofissional, nutricionista Ana Paula Nascimento Cruz.

 

Os interessados em participar do programa podem deixar o nome em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município e serão orientados quanto ao procedimento.

 

O Grupo de Tabagismo é uma importante estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS), criada para apoiar pessoas que desejam parar de fumar ou se manter longe do cigarro.

 
 

 

 

 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com