São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Governo Municipal realizou 136 avaliações de saúde e estratificação de risco da pessoa idosa no sábado (06)  
  Publicado em 9 de Dezembro de 2025  
       
 

 
 
 
Governo Municipal realizou 136 avaliações de saúde e estratificação de risco da pessoa idosa no sábado (06)

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado, dia 06, 136 avaliações de Saúde e Estratificação de Risco da Pessoa Idosa, uma ação voltada ao fortalecimento da atenção integral à população idosa do município.

 

As atividades aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência de cada morador. A iniciativa teve como objetivo identificar as condições de saúde de cada idoso, permitindo à equipe multiprofissional elaborar um plano de cuidados individualizado e adequado às necessidades específicas de cada pessoa.

 

A estratificação de risco é uma ferramenta essencial para compreender o perfil de saúde da população idosa e direcionar ações preventivas, reabilitadoras e de acompanhamento contínuo.

 

O senhor Antônio Bitencourt Daniel, de 80 anos, relatou que foi bem atendido e considerou a ação importante. “Recebi uma nova carteirinha para fazer todas as anotações de saúde que eu fizer”, afirmou.

 

A enfermeira e referência técnica do PlanificaSUS, Marizete da Silva Nunes Ortiz, destacou que a equipe não mediu esforços para mobilizar os idosos a comparecerem às unidades para a avaliação, embora a procura tenha sido menor do que a esperada. “Temos no município 6.177 idosos cadastrados e, desde 2023, apenas 2.554 já foram estratificados”, explicou.

 

Ela acrescentou que agora o objetivo é alcançar os idosos que não puderam participar da ação no sábado. “A busca será realizada pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), junto da equipe, para avaliar e estratificar aquele idoso que não conseguiu comparecer”, ressaltou.

 

A secretária de Saúde, Fernanda Moreira Prestes, reforçou que quem não pôde participar no sábado ainda pode realizar a avaliação na própria UBS de referência, informando o motivo da consulta. “Essa avaliação permite que cada pessoa receba um cuidado mais direcionado, fortalecendo nossa rede de atenção à saúde”, destacou.

 

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com