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  Escolas Municipais concluem projeto “Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola” no Fórum de São Miguel do Iguaçu  
  Publicado em 9 de Dezembro de 2025  
       
 

 
 
 
Escolas Municipais concluem projeto “Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola” no Fórum de São Miguel do Iguaçu

 

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Educação, promoveu a participação dos estudantes das turmas de 5º ano das Escolas Municipais Osório, Vitorino Barbiero e da Escola do Campo La Salle no projeto “Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola”, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

 

 

 

O encerramento das atividades ocorreu na quarta-feira, 03, no Fórum da Comarca de São Miguel do Iguaçu, onde os alunos conheceram as dependências do órgão e realizaram apresentações sobre os conteúdos estudados ao longo do projeto. A iniciativa foi conduzida pela Juíza de Direito da Vara Cível da Comarca de São Miguel do Iguaçu, Daniela Franco Reis e Silva Sá.

 

O projeto teve início em outubro e seguiu até o começo de dezembro, envolvendo cerca de 93 estudantes.

As escolas receberam gibis e cartilhas para o trabalho em sala de aula e, ao longo da programação, a juíza, o promotor e advogados visitaram as instituições para explicar suas funções e esclarecer dúvidas sobre temas ligados ao Judiciário.

 

Segundo a magistrada, o projeto foi desenvolvido em três etapas. “Primeiro, as escolas receberam cartilhas, enviadas

conforme um cadastro prévio, para trabalhar direitos e deveres com as turmas do 5º ano durante cerca de dois meses. Na segunda etapa, a equipe responsável e autoridades locais visitaram as turmas para tirar dúvidas, conversar e orientar sobre as futuras apresentações. Agora, na terceira etapa, o projeto está sendo concluído com a apresentação dos conteúdos trabalhados”, destacou a juíza Daniela Franco Reis e Silva Sá.

 

A secretária de Educação, Solange Gamba, agradeceu a parceria e reforçou a importância da iniciativa. “Agradecemos a todos os envolvidos pela dedicação e parceria. Projetos como este ampliam a visão das nossas crianças sobre cidadania, direitos e deveres, fortalecendo a formação integral dos estudantes. É uma grande satisfação ver o entusiasmo deles e o comprometimento das equipes escolares”, ressaltou.

 

A diretora da Escola Municipal Vitorino Barbiero, Leonice Solange Marques, também enfatizou o impacto positivo da ação. “A importância do projeto é imensa, não só para o desenvolvimento pedagógico, mas também para o desenvolvimento social, permitindo que as crianças saibam onde buscar apoio e ajuda quando necessário”, afirmou.

 

Os estudantes demonstraram entusiasmo com o aprendizado adquirido.
Eu aprendi sobre como as crianças têm deveres e direitos e como eles têm de ser respeitados”, relatou Arthur Felipe Pinto Cardoso, aluno da Escola Municipal Osório. “Aprendi sobre como cuidar do meu ambiente, cuidar do meu próprio corpo, como o bullying machuca as pessoas. E também aprendi sobre direitos e deveres, algo muito importante de se saber”, contou Isadora Saraiva de Morais, da Escola Municipal Vitorino Barbiero.

 

Os professores Ionara Inácio Butzge e Eliel Chaves Leite explicaram como o trabalho foi desenvolvido em sala de aula. “A escola recebeu o material enviado pelo Ministério Público, e as cartilhas foram trabalhadas principalmente nas aulas de História, com apoio das aulas de Arte. O professor de Arte produziu com as crianças a peça ‘Flor da Justiça’, criou textos baseados nas palavras-chave do livro e confeccionou um painel sobre os órgãos que atuam na proteção de crianças e adolescentes. Os alunos gostaram muito da atividade e ficaram empolgados com a visita da equipe do Ministério Público e da juíza, a ponto de alguns dizerem que desejam ser juiz ou advogado no futuro”, relataram.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
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