Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), vai implantar o Grupo de Gestão Autônoma da Medicação (GAM).
A iniciativa propõe um novo olhar sobre o cuidado em saúde mental, valorizando o diálogo, a escuta e a participação ativa do usuário no acompanhamento do seu tratamento, especialmente no uso de medicamentos. Neste primeiro momento, poderão participar do grupo exclusivamente pacientes atendidos pelo CAPS, mediante encaminhamento médico.
O coordenador do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), João Carlos Felisberto, conta que em vez de decisões serem tomadas apenas por profissionais, a GAM convida a pessoa a entender melhor para que serve a medicação, quais são seus efeitos, benefícios e possíveis desconfortos. “A ideia não é parar o tratamento, mas construí-lo junto, de forma mais consciente e compartilhada”, explicou.
A Gestão Autônoma da Medicação reconhece que cada pessoa tem uma história, sentimentos e experiências únicas com os remédios que utiliza. “Por isso, ela incentiva conversas abertas entre usuários, familiares e profissionais de saúde, fortalecendo a autonomia e o cuidado em conjunto”, destacou João Carlos.

Os encontros do Grupo de Gestão Autônoma da Medicação acontecerão sempre na última quinta-feira de cada mês, às 14h00, nas dependências do CAPS.