Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, deu início na segunda-feira, 19, às atividades de 2026 das oficinas culturais, atendendo aproximadamente 400 alunos de diferentes faixas etárias. A ginástica Rítmica inicia dia 02 de fevereiro.
Neste ano, estão sendo ofertadas oficinas de violão, viola caipira, gaita apianada, teclado, dança (balé e contemporânea), ginástica rítmica, canto, musicalização e teatro. A ginástica rítmica começa dia 02 de fevereiro. A novidade para 2026 é a inclusão das oficinas de fanfarra e coral, ampliando ainda mais as oportunidades de formação artística e cultural no município.
A professora de canto e musicalização, Adrieli Luana Pereira Neves, destacou que o principal objetivo do trabalho é despertar nos alunos o amor pela música. “Além de gerar amor pela música, eles podem acabar fazendo dela uma profissão”, completou.
A aluna Juliana Rafaela de Oliveira, que iniciou as aulas de canto neste ano, falou sobre a expectativa com o novo aprendizado. “A música me faz muito bem e aqui eu aprendo sem pagar nada. Isso é muito importante para mim”, ressaltou.
O professor de teclado, Amauri Roberto Machado, explicou que as aulas são pensadas para atender alunos desde a infância até a fase adulta. “Eles chegam com várias expectativas: alguns querem tocar na igreja, outros para a família, e há aqueles que pensam mais longe e desejam se profissionalizar”, relatou.
De acordo com a diretora do Departamento de Cultura, Marlei Scussel Farias, a procura pelas oficinas é grande, resultando em listas de espera. “Dentro do possível, todos terão sua vez de participar. No momento, ainda temos vagas para teatro, capoeira, música e canto. As demais oficinas já estão com vagas preenchidas”, informou.
A diretora Marlei justificou que a grande procura pelas oficinas é resultado de um trabalho com dedicação e esforço de toda equipe. “São profissionais responsáveis, atuante e com foco no aluno. O trabalho é bastante didático, então o resultado positivo aparece”, disse.
Mais informações sobre as oficinas culturais podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (45) 3565-8147.
